Canaoeste recebe delegação uruguaia e destaca práticas sustentáveis
21-11-2024
Intercâmbio promove troca de experiências e reforça a busca por soluções inovadoras no setor sucroenergético
A Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Canaoeste) recebeu, na quarta-feira (13), uma comitiva da Associação de Plantadores de Caña de Azúcar del Norte Uruguayo (APCANU), composta por 12 produtores de cana. O encontro teve como objetivo compartilhar as práticas sustentáveis de cultivo de cana-de-açúcar adotadas no Brasil.
A APCANU representa cerca de 200 produtores do Uruguai, responsáveis por uma produção anual entre 500 e 600 mil toneladas de cana. Diferentemente do Brasil, a produção uruguaia é inteiramente irrigada, com colheita manual e utilização de queima prévia. Durante a visita, os produtores uruguaios demonstraram grande interesse em modernizar e tornar mais sustentáveis os seus processos produtivos.
Segundo Fernanda Ceratti, analista de negócios da Solidaridad, organização que organizou o intercâmbio, a troca de conhecimento entre os dois países é essencial. “A intenção é que os produtores uruguaios conheçam como cultivamos cana-de-açúcar de forma sustentável no Brasil. Para isso, foram realizadas visitas a centros de tecnologia, startups, associações e propriedades rurais certificadas pela Bonsucro”, explicou.
Durante a visita, a equipe da Canaoeste, representada por Almir Torcato, gestor executivo, Alessandra Durigan, gestora técnico-agronômica, e Thiago de Andrade Silva, gestor operacional de soluções, apresentou as principais atividades desenvolvidas pela associação.
Entre os temas abordados, destacaram-se o Plano Integrado de Safra, os processos de cadastro e licenciamentos ambientais, e o funcionamento da Biofábrica, recentemente implantada para atender exclusivamente os associados. A importância da representatividade da Canaoeste na defesa dos interesses dos produtores também foi ressaltada durante as apresentações.
“Para a Canaoeste, é muito importante esse tipo de troca de experiência. Além de mostrar o nosso trabalho, ficamos felizes em ser reconhecidos como referência e, ao mesmo tempo, identificamos oportunidades para aprimorar ainda mais a nossa cadeia produtiva”, afirmou Torcato.
A visita reforçou o compromisso da Canaoeste com a sustentabilidade e o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor sucroenergético. “A troca de conhecimentos entre os produtores brasileiros e uruguaios contribui para o avanço de práticas mais eficientes e ambientalmente corretas em toda a cadeia produtiva”, concluiu Torcato.