CanaOnline antecipa expectativas e resultados para o setor
28-05-2018

Para quem deseja assumir uma indústria produtora de açúcar e etanol, as oportunidades estão cada vez mais atraentes

*Marcos Françóia

A maior ação de consolidação do setor sucroenergético iniciou-se nos anos 2000 e atingiu seu auge no período entre os anos de 2005 e 2008 com uma maior atenção mundial em relação à energia limpa e alternativa, momento no qual o etanol ganhou destaque. Entre os anos 2000 e 2005 as aquisições se concentraram em empreendimentos com dificuldades em se manterem operacionais por questões econômicas e cujos valores de aquisição estavam depreciados. Entre 2005 e 2008 as aquisições se intensificaram, quando houve uma grande entrada de capital de novos interessados pelo setor, que projetava resultados positivos no longo prazo e tinha como fonte de incentivo o apoio governamental e uma economia demandante de energia. Nessa segunda etapa os ativos em operação estavam valorizados e bons negócios foram feitos.

Agora uma nova onda de investimentos começa a se avolumar, poisos ativos estão novamente muito depreciados com a crise econômica, que além do impacto negativo nas linhas de capital de giro, arrastou também as empresas para uma crise operacional e muitas ainda para uma crise societária.

Dessa forma, é possível identificar três tipos de empresas com dificuldades para se manter no mercado:
1. As que não conseguem rodar o empreendimento por falta de capital de giro;
2. As que não tem matéria-prima suficiente para justificar a operação; e
3. As que são afetadas por uma ou outra das situações anteriores, ou até pelas duas, e os seus acionistas não se entendem mais, desistindo do projeto.

O que todas as empresas têm em comum é o alto endividamento, que gera despesas financeiras maiores do que as margens operacionais, prejudicando ainda mais a situação. Empresas estas que acabam por ser um atrativo para novos e capitalizados investidores com potencial de garantir e alongar a dívida, para a segurança das instituições financeiras.

Veja matéria completa na editoria Economia na revista Digital CanaOnline edição 54. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.