CanaOnline visitou Pindorama, a maior cooperativa agroindustrial do Norte-Nordeste
14-02-2024

A Cooperativa Pindorama conta com 14 agroindústrias na mesma área, um verdadeiro complexo e apresenta um dos maiores faturamentos de Alagoas

Após os dias de recesso, iniciamos nossas postagens em 2024 com um belo exemplo de sucesso social e econômico a ser disseminado, compartilhado e replicado, o da Cooperativa Pindorama, localizada em Coruripe, Alagoas.

Fundada em 1956 pelo suíço-francês René Bertholet, que ao chegar em Alagoas ficou impressionado com a intensidade do êxodo rural no estado, a Pindorama começou com uma fábrica de suco de maracujá, construída em 1958. A partir daí não parou mais. Em 1982, inaugurou sua destilaria de etanol de cana-de-açúcar e, atualmente, conta com 15 unidades industriais e quase 100 produtos e sabores no mercado nacional, como sucos, açúcares, molhos, coco ralado, leite de coco, refresco em pós, fábrica de balas ...

A Cooperativa Pindorama, capitaneada por Klécio Santos, possui 30 mil hectares de áreas produtivas, localizada entre os municípios de Penedo, Coruripe e Feliz Deserto. Suas terras estão divididas em 1.400 lotes, distribuídos em 22 comunidades e com uma população de aproximadamente 30 mil habitantes.

Agricultura – Com aproximadamente 90% do total da área agricultável, os associados exploram diversas culturas agrícolas, com ênfase para a cana-de-açúcar e a fruticultura (abacaxi, acerola, maracujá, coco, goiaba etc.). São matéria-prima para os produtos comercializados pela Cooperativa.

Pecuária – Há ainda exploração pecuária bovina leiteira e de corte, que além da manutenção dos animais em regime de pasto, utiliza subprodutos da indústria de sucos e bagaço de cana hidrolisado e enriquecido, como suplemento alimentar. Toda a área da cooperativa é banhada por cinco rios – o que melhora ainda mais a situação das terras – e 80% de sua área é plana, contribuindo para um bom aproveitamento do plantio.

Em fevereiro de 2023, a Cooperativa Pindorama, inaugurou a primeira destilaria de etanol de milho da região Norte/Nordeste, produzindo etanol e WDG – ração úmida, alimento para o gado. Assim, a Pindorama produz etanol o ano todo. A expectativa para a atual safra canavieira é de que se ultrapasse a marca de 1,3 milhão de toneladas de cana processadas, superando o recorde estabelecido na safra 22/23, de 1,2 milhão.

Confira nosso bate-papo com Klécio Santos, presidente da Cooperativa Pindorama.