Canaviais da Nardini Agroindustrial unidade Aporé, em Goiás, estão em pleno desenvolvimento
11-05-2022

Jaime Stupiello nos canaviais da Nardini em Aporé, GO
Jaime Stupiello nos canaviais da Nardini em Aporé, GO

O projeto ficou hibernado por quase 10 anos e a expectativa da empresa é que a nova unidade entre em funcionamento na safra 2023/24

Luciana Paiva

Jaime José Stupiello é um dos mestres das cana-de-açúcar, especialista no tema e apaixonado pelo bom desenvolvimento da cultura. Foi uma satisfação ver foto postada por Jaime, em sua página no Linkedin, enaltecendo os canaviais da Nardini Agroindustrial unidade Aporé, em Goiás.

Na foto, Jaime, que é consultor agrícola da Nardini, colocou a legenda: “Unidade em Aporé-GO. Um sonho do grupo Nardini se transformando em realidade. Que venha a primeira safra em 2023.”

Pois é, a Nardini Agroindustrial unidade Aporé é um projeto iniciado em 2008, que em decorrência da crise do setor, entrou em hibernação em 2012, já com quase 60% das instalações finalizadas, como a destilaria, a parte de pré-fermentação, a subestação e o linhão de transmissão de energia.

As obras pararam, mas a área agrícola se manteve em atividade, o plantio de cana acontece em 10 mil hectares e a matéria-prima tem sido comercializada para duas usinas da região. Nas terras da unidade em Aporé, a Nardini também cultiva soja e amendoim.

A previsão é que a nova unidade realize sua primeira safra em 2023 produzindo etanol e gerando energia da biomassa. A expectativa é que a unidade gere cerca de dois mil empregos na região.

A Nardini Agroindustrial foi fundada há 48 anos, sua sede e a primeira unidade sucroenergética do grupo, estão localizadas em Vista Alegre do Alto, SP. A empresa está entre os destaques do setor sucroenergético nacional, produzindo açúcar, etanol, bagaço hidrolisado, levedura, amendoim e energia elétrica por meio da CEN- Companhia Energética Nardini. 

Fonte: CanaOnline