Canaviais velhos necessitam de renovação urgente
20-09-2016

O replantio é uma das operações mais caras para uma usina

A crise econômica no Brasil e a frágil condição financeira do setor foram preponderantes para a redução da reforma dos canaviais, já que o replantio é uma das operações mais caras do processo. Segundo a Consultoria Canaplan, o custo de plantio de cana por hectare varia de acordo com as operações realizadas na fundação do canavial e com os insumos utilizados, no entanto os valores médios do Centro/Sul estão entre R$ 6.000,00 e 7.000,00 por hectare.

O setor renova anualmente em média, 18% da área, mas nos dois últimos anos, essa taxa de replantio está quase 40% menor. Desde 2005 não se renovava tão pouco.

Nesta safra, a quantidade de cana que está chegando ao seu quarto ou quinto ano de cortes aumentou, enquanto as plantas no segundo ou terceiro anos de produção caiu.

Os canaviais podem crescer novamente sem replantio por até cinco ou mais anos. Mas eles são mais produtivos nos primeiros anos de produção, com o rendimento caindo gradualmente conforme envelhecem.

Especialistas apontam ser urgente a renovação dos canaviais, após anos de investimentos abaixo do ideal. E o cenário de bons preços dos produtos da cana e de maior demanda, oferece uma certa segurança para que o setor volte a investir.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.