Capacitação de mão de obra é fundamental para ganhar eficiência industrial
24-08-2015

Segundo Henrique V. Amorim, presidente da Fermentec, a safra 2015/16, devido às chuvas que ocorreram, foi prejudicada em termos de eficiência industrial, embora tenha sido beneficiada do ponto de vista de melhoria da produtividade agrícola. “Depois da seca de 2014, precisávamos dessas chuvas.”
De modo geral, segundo ele, a Fermentec constatou por meio de um levantamento entre seus clientes – 65 empresas no total – que a eficiência industrial aumentou nos últimos cinco anos em 1,5%. “Isso é fenomenal. Em ano de crise, quando não se investiu em novas tecnologias ou novos processos, muitas usinas tiveram a consciência de investir em gente, em treinamento”, ressalta.
Para ele, o investimento em capacitação permite às usinas obterem melhores índices industriais, inclusive em eficiência. “Na Fermentec, por exemplo, nos últimos quatro anos tivemos um número maior de pessoas e técnicos sendo treinados. Em 2015, até julho, treinamos 650 técnicos. Em comparação com 2014, treinamos em todo o ano passado um total de 603 pessoas.”
Segundo Amorim, isso se deve ao fato de que a consciência nessa área está aumentando. “As empresas estão percebendo que, diante da necessidade de melhorar a eficiência industrial, não basta investir em equipamento, mas gente é das coisas mais importantes que temos para melhorar nossos resultados”, frisa.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.