Carlos Daniel Berro Filho, diretor agrícola da Biosev, será entrevistado em live da CanaOnline nesta terça-feira
25-08-2020

A live será conduzida pelo jornalista Leonardo Ruiz e acontece às 19h30 desta terça-feira (25) no Instagram da CanaOnline - https://www.instagram.com/revistacanaonline/

A tecnologia empregada no campo foi a maior responsável pelos saltos de produtividade vistos nos últimos anos. Hoje, os profissionais do setor sucroenergético nacional possuem à sua disposição tecnologias de ponta capazes de otimizar a produção agrícola em todas as suas etapas. Uma das companhias que entrou “de cabeça” neste universo futurista é a Biosev, segunda maior processadora global de cana-de-açúcar.

Nos últimos anos, o grupo registrou ganhos expressivos de produtividade, resultado do árduo trabalho focado na evolução dos processos no campo e nas unidades de produção. No ciclo 2019/20, a moagem do Grupo totalizou 27 milhões de toneladas, valor semelhante ao registrado no ciclo anterior. Já a produtividade dos canaviais atingiu 82,9 ton/ha, 3,5% superior à safra 2018/19.

Segundo o diretor agrícola da Biosev, Carlos Daniel Berro Filho, uma das grandes inovações adotadas pela empresa foi conectar os mais de 300 mil hectares de canaviais da companhia. “Em função dessa conectividade, recebemos as informações de campo instantaneamente em nosso Centro de Inteligência Agrícola (CIA), localizado na unidade Santa Elisa, de Sertãozinho/SP, mas que controla as operações das nove unidades produtivas do Grupo, distribuídas em cinco estados brasileiros.”

Carlos Daniel explica que essa central atua no monitoramento de todas as operações agrícolas, dos tratos culturais a colheita. “Ela ajuda a entender de forma online e em tempo real o que está acontecendo nos canaviais de cada usina. Dessa forma, é possível trabalhar em duas frentes distintas: a curto e médio e longo prazo.”

A primeira consiste no acompanhamento minuto a minuto do rendimento das máquinas e componentes em operação no campo. Neste sistema, é possível verificar a exata posição de cada equipamento no talhão. Caso ele comece a consumir muito combustível ou seu rendimento caia de forma significativa, entramos em contato com os líderes para saber os motivos e tentar alinhar uma solução. Já a segunda frente tem como objetivo melhorar os indicadores a médio e longo prazo, criando um histórico de falhas frequentes e pontos que podem ser melhorados para que a operação se torne mais eficiente no futuro.

Nesta terça-feira (25), às 19h30, o diretor agrícola da Biosev será o convidado especial da CanaOnline para um bate-papo ao vivo a ser realizado em nossa página do Instagram (www.instagram.com/revistacanaonline). A partir das 19h30, Carlos Daniel irá comentar o andamento da safra 2020/21 nas unidades do Grupo e detalhar as inovações tecnológicas empregadas no campo que permitiram aumento da produtividade agrícola nos canaviais da Biosev.

Aproveite e já envie sua pergunta para o profissional através do e-mail leonardo@canaonline.com.br. Durante a live, ela será respondida ao vivo pelo convidado.

Não perca! A live será realizada nesta terça-feira (25), às 19h30, na página da CanaOnline no Instagram (www.instagram.com/revistacanaonline).