Carmem Bethânia Santos é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
15-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

Em setembro de 2008, Carmem Bethânia Santos aceitou a difícil missão de estruturar a área de Recursos Humanos (RH) da Pagrisa Pastoril e Agrícola, única empresa sucroenergética do Estado do Pará. Recém-saída da Cargill, a profissional encarou a oportunidade como um novo desafio para sua carreira, implantar uma gestão de pessoas diferenciada em novas fronteiras canavieiras, começando pelo setor de RH da Pagrisa que era praticamente inexistente.

“Foram 13 anos dedicados aos colaboradores da Pagrisa, período no qual tive a satisfação de contribuir fortemente para o desenvolvimento da área. Quando sai, deixei como legado um setor totalmente estruturado, com ganhos significativos não apenas no bem-estar dos funcionários, mas também nos indicadores de produtividade, satisfação, capacitação técnica e diminuição da rotatividade.”

Formada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com pós-graduação em Comportamento Organizacional, Gestão de RH, Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com título de Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Bethânia deixou a Pagrisa em fevereiro de 2021 com o objetivo de criar sua própria empresa de consultoria voltada ao desenvolvimento humano e organizacional de companhias do agro brasileiro.

“O ‘Instituto RH no Campo’ nasceu com a missão de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do agronegócio, por meio de métodos, estratégias e inteligência em gestão de pessoas, objetivando alavancagem de produtividade, resultados e melhoria contínua dos negócios.” Um de seus diferenciais era o de sair da zona de conforto, levar o RH até as áreas de produção, vivenciar a realidade dos colaboradores, interagir, diagnosticar os problemas e, aí sim depurar soluções.