Carmem Valéria Neves dos Anjos é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
07-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

Natural da bela Maceió, capital alagoana, Carmem Valéria Neves dos Anjos teve seu primeiro contato com o mundo da cana-de-açúcar ainda quando cursava jornalismo na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 1997. Seu trabalho de conclusão de curso era a produção de um jornal no formato tabloide de oito páginas, que abordava questões ambientais. Entre suas fontes para a produção do conteúdo estava a Usina Caeté, uma das empresas do Grupo Carlos Lyra, que na época contava com três usinas em Alagoas, Caeté, Marituba e a Cachoeira.

Após formada, Carmem passou a integrar a equipe de comunicação do governador alagoano Ronaldo Lessa. E em 2002, recebeu o convite para implantar a área de comunicação no Grupo Carlos Lyra. “Era um desafio e tanto. Um universo gigantesco de possibilidades para uma jovem jornalista. Vi um leque de possibilidades bem mais amplo na atuação de uma assessoria de imprensa. Comecei a absorver terminologias específicas do setor. Estudei sobre comunicação visual. E, assim, há 20 anos criamos a área de comunicação do grupo. Na Caeté eu me descobri. Foi um divisor de águas em minha vida profissional. Precisei estudar muito para enxergar as possibilidades que estavam diante de mim”, declara Carmem.

Em relação às dificuldades em implantar a comunicação em uma época em que a área era pouco valorizada, Carmem comenta que o maior obstáculo, a princípio, foi aprender a lidar com um universo tão amplo e um conglomerado de empresas – o Grupo Carlos Lyra, além das usinas atuava em vários outros segmentos – mas o foco maior da área de comunicação sempre foi o setor bioenergético. “Mas, felizmente, a Marta Luciana – gerente de RH – foi e é uma grande incentivadora do trabalho de Comunicação e a Dona Elizabeth Lyra - sempre teve um olhar diferenciado e apoiou as várias iniciativas”, diz Carmem, que desenvolve a comunicação interna e externa da Usina Caeté – atualmente a empresa conta com duas unidades em Alagoas e uma, a Paulicéia, no interior paulista.