Carnes: o que esperar até o final do ano?
14-07-2016

O Brasil é o segundo maior produtor das carnes bovina e de frango

Luiz Albino Barbosa1 e Raphael Garrone2

Para o setor de carne bovina as previsões continuam positivas

O Brasil vem enfrentando momento de grande instabilidade política e econômica, mas ainda assim alguns setores, como o de carnes, mantiveram um desempenho positivo. O consumo mundial de carnes vem crescendo, e o Brasil despontando como grande fornecedor de proteína animal. O país é o segundo maior produtor das carnes bovina e de frango e até o fim deste ano, esse cenário não deverá se alterar.

Para o setor de carne bovina as previsões continuam positivas, especialmente no mercado internacional. Com a demanda aquecida e o real desvalorizado frente ao dólar, as exportações devem crescer. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) espera que a receita com as exportações do setor cresça 27,1% este ano em relação a 2015, totalizando US$ 7,5 bilhões, um novo recorde.

Desde janeiro, a abertura do mercado chinês e a suspensão pelo Governo japonês, do embargo sobre as carnes termoprocessadas, trouxeram impactos positivos para a indústria de carne bovina. Além disso, espera-se que os EUA efetivem as primeiras compras de carne brasileira ainda no primeiro semestre deste ano. Também há uma expectativa de uma menor disponibilidade de carne na Austrália em função da redução do seu rebanho, abrindo oportunidades para países exportadores, como o Brasil. A abertura de outros mercados, como o do Catar e Arábia Saudita, também devem contribuir para o aumento das exportações até o final do ano.

Veja matéria completa na editoria Tendências, na edição 34 da CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.