Ceagesp: Descentralização, Venda ao Varejo e Feira de Flores
07-03-2018

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) acompanhou a evolução dos tempos e as necessidades dos consumidores, por isso, iniciou, em 1979, o processo de descentralização, abrindo entrepostos no interior paulista, a primeira central fora da capital foi a de São José do Rio Preto. Nos quatro anos seguintes, foram construídas mais 10 centrais atacadistas. Criadas para estimular a produção e atender a demanda de consumo das regiões produtoras do Estado, elas passaram a ser polos de distribuição de alimentos.

Também em 1979, a Ceagespiniciou o comércio varejista de hortifrutigranjeiros, através dos chamados varejões.São oferecidos para o consumidor final frutas, legumes, verduras, pescado, ovos, aves, cereais e outros produtos típicos das feiras-livres, como pastéis, salgados, pães, bolos e lanches.
O primeiro varejão começou suas atividades dentro do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), em setembro de 1979. Inicialmente, funcionava apenas aos finais de semana. Em dezembro de 1994, entrou em operação o varejão noturno, para oferecer mais uma alternativa de compra ao consumidor.

Hoje, os varejões da Ceagesp são realizados três vezes por semana (quarta-feira, sábado e domingo) e movimentam mais de 250 toneladas de produtos por mês. Semelhantes às feiras-livres, mas com garantia de qualidade e controle de preços, eles ocorrem no ETSP e na unidade de Sorocaba.

Outra atração que ganhou força na Ceagesp é a Feira de Flores, realizada no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP), no ETSP, é a maior do gênero no país, reúne cerca de mil produtores de flores, plantas, grama e mudas.Conta ainda com uma área especial, reservada para acessóriose artesanato.Semanalmente, são comercializadas entre 800 e 1 mil toneladas de flores e plantas. Em cada um dos dias em que é realizada, circulam em média de 5 mil a 8 mil pessoas no ETSP.

A Feira de Flores acontece as 3ª e 6ª feiras das 0h às 9h30 (da 2ª feira para 3ª feira e de 5ª para 6ª feira – inclusive aos feriados) no Pavilhão Mercado Livre do Produtor. O ETSP conta também com outra Feira de Flores, que ocorre em dias diferentes, 2ª e 5ª feira das 2h às 14h* (inclusive aos feriados)
na Praça da Batata. No Varejão de domingo no ETSP também há venda de flores.
A Feira de Flores também ocorre nos entrepostos da Ceagesp das cidades de Araçatuba, Bauru. Guaratinguetá, Presidente Prudente, Ribeirão Preto,São José dos Campos, São José do Rio Preto eSorocaba.