Célia Silva dos Santos é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
14-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

O Centro de Inteligência Agronômica (CIA) da Usina Coruripe (matriz) em Alagoas é um dos responsáveis pelo aumento nos números de produtividade agrícola (TCH) da unidade. Nesta safra, por exemplo, a Coruripe está destinando parte de sua matéria-prima para processamento em outras usinas da região, pelo fato de o alto volume de cana-de-açúcar ultrapassar a capacidade instalada de seu parque industrial.

Nascida em Teotônio Vilela, município localizado na mesorregião do Leste Alagoano, Célia Silva dos Santos é uma das responsáveis pelo setor, exercendo atualmente o cargo de Engenheira Agrônoma Jr. Entre suas atividades diárias, destacam-se o geoprocessamento e sensoriamento remoto dos canaviais com foco em NDVI e NDWI, levantamento de pragas e doenças, estimativa de produtividade e planejamento agrícola.

Antes de ingressar na Coruripe, porém, Célia trabalhava como comerciante na região. Um claro “subaproveitamento” do potencial da profissional, técnica em agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Satuba; graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e mestra e doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).