Cepea moderniza integração de dados no setor sucroenergético
19-12-2024

Nova tecnologia promete maior segurança, agilidade e transparência nos negócios de açúcar e etanol

Com o engajamento de importantes representantes da indústria sucroenergética, o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), vinculado à Esalq/USP, avança na modernização dos sistemas de integração de dados para as transações de açúcar e etanol no Brasil. A iniciativa tem como objetivo criar um ambiente mais ágil, seguro e eficiente, alinhado às demandas crescentes do mercado.

Os grupos industriais que já estão em fase avançada de tratativas técnico-operacionais com o Cepea representam mais da metade da produção nacional de açúcar e etanol. O objetivo é expandir as novas soluções tecnológicas para alcançar quase toda a comercialização desses produtos pelas usinas, consolidando um sistema altamente representativo e abrangente.

Entre as soluções desenvolvidas pelo Cepea estão a API (Interface de Programação de Aplicações) e outras tecnologias personalizadas de integração de dados. Esses sistemas foram adaptados às necessidades específicas de cada grupo industrial, garantindo maior robustez no envio, processamento e recebimento de informações, além de maior eficiência nas pesquisas realizadas pelo centro.

O foco na segurança das informações é um dos pilares do projeto. Os novos protocolos de criptografia asseguram maior proteção no fluxo de dados, desde a coleta até o armazenamento. Além disso, a integração direta e automatizada das bases de dados das usinas com o Cepea eleva significativamente a velocidade e a precisão no processamento das informações.

Essa automatização traz vantagens significativas, como a melhoria na escala e na qualidade da coleta de dados comerciais das usinas. Paralelamente, as usinas podem incorporar os indicadores gerados pelo Cepea em seus departamentos de inteligência de mercado e operações comerciais, promovendo decisões mais informadas e estratégicas.

A modernização também prepara o setor sucroenergético brasileiro para um cenário de intensa competitividade global, onde dados confiáveis e transparentes são um diferencial crucial. A integração tecnológica viabiliza sistemas de Monitoramento e Auditoria Automatizados, que não apenas aumentam a transparência, mas também solidificam a credibilidade do setor no mercado internacional.

Os benefícios se estendem a toda a cadeia produtiva, incluindo os fornecedores independentes de cana-de-açúcar, que têm sua remuneração baseada nos preços dos derivados industriais. “As inovações implementadas pelo Cepea tornam as amostras utilizadas no cálculo dos preços médios ainda mais robustas, reforçando a transparência nos valores obtidos pelas usinas”, afirma a professora Mirian Bacchi, responsável pelos Indicadores de etanol do Cepea.

A coordenadora das pesquisas sobre açúcar no Cepea, professora Heloisa Lee Burnquist, destaca a receptividade das usinas à proposta de integrar mais tecnologia na comunicação de dados. “Essa colaboração demonstra que o Cepea está não apenas aprimorando o fluxo de informações, mas também contribuindo para um mercado mais eficiente e transparente”, conclui.