CerradinhoBio comemora safra de recordes e aumenta investimentos
07-01-2016

Produção de cana-de-açúcar cresce 18% entre uma safra e outra, com rendimento agrícola acima de 100 t/ha pelo quarto ano seguido

Crescer 18% na produção de cana-de-açúcar entre uma safra e outra não é para qualquer unidade. Patamar que foi atingido pela CerradinhoBio na safra 2015/16. 

Privilegiada pelas condições naturais favoráveis, equipamentos de ponta e esforço de um time altamente capacitado, a companhia possui uma das safras mais longas do setor, com o início do período de manutenção programado para o dia 21 de dezembro. Mesmo antes do término do período de processamento, a empresa já havia atingido seu recorde histórico de moagem no ano calendário (janeiro a dezembro), com projeção de superar 4,6 milhões de toneladas até o final da safra.
No ciclo 2014/15 a moagem foi de 4,08 milhões de toneladas.

Comprovando a essência de vanguarda da Companhia, os processos de plantio e colheita são totalmente mecanizados, com uma preocupação constante em manter o pioneirismo na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Como reflexo, a produtividade das colhedoras é a maior de todo o Centro-Sul do país e o rendimento agrícola vem mantendo-se acima de 100 t/ha desde a safra 2012/13.

A CerradinhoBio está em plena fase de expansão de suas atividades com um forte compromisso com investimentos que devem chegar perto de 250 milhões de reais na safra atual. Além do investimento orgânico para aumento de produção de etanol e cogeração de energia, a empresa está sempre observando as novas tecnologias agrícolas e promovendo projetos para aumento da eficiência industrial.

SOLIDEZ FINANCEIRA

A Companhia vem promovendo esforços com o objetivo de alongar o prazo médio da dívida e reduzir o custo. Como resultado, o prazo médio subiu de 1,6 anos em 31/03/2014 para 2,5 anos em 31/03/2015 e voltou a subir para 2,6 anos em 30/09/2015, com custo equivalente total abaixo do CDI.
Mesmo considerando os investimentos em curso que objetivam expandir a capacidade de moagem e geração de energia da Companhia, a alavancagem mantem-se próxima ao patamar de 2x dívida líquida por EBITDA.

A empresa entende que, mesmo com todas as dificuldades inerentes de um setor repleto de imprevisibilidades e um mercado que exige muito cuidado, é possível produzir etanol no Brasil com eficiência, rentabilidade e sustentabilidade. Desde que haja um compromisso voltado para o desenvolvimento de novas tecnologias, investimento orgânico, planejamento financeiro, controle de custos, valorização das pessoas e meio ambiente.

A Cerradinho Bioenergia S/A – É uma empresa atuante no setor de biocombustíveis e bioeletricidade com unidade industrial em Chapadão do Céu – GO. Tem capacidade de moagem de 4,6 milhões de toneladas de cana por ano e gera 3.800 empregos entre diretos e indiretos. No município vizinho de Chapadão do Sul – MS, a Companhia mantém um terminal férreo de transbordo para escoamento da produção própria de etanol e de terceiros para a região de Paulínia, em São Paulo, principal polo de distribuição do combustível do Brasil. A empresa pertence ao grupo Cerradinho, que conta com experiência de 4 décadas no setor sucroenergético

 

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.