Cevasa comemora safra recorde com um salto de Hora Homem Treinamento (HHT)
09-06-2020

O investimento na capacitação e qualificação profissional sempre foi um grande diferencial para algumas unidades sucroenergéticas. Na Cevasa -- Central Energética Vale do Sapucaí, de Patrocínio Paulista, associada UDOP, os índices de HHT -- Hora Homem Treinamento na safra 2019/20 atingiram quase o dobro da safra anterior, consolidando, com isso, uma safra recorde para a unidade.

Os gráficos do HHT das últimas cinco temporadas exemplificam exatamente a boa performance da Cevasa. Segundo o Diretor Geral da usina, Luiz Paulo Sant´anna, na última safra o HHT da Cevasa atingiu 10,02, contra 5,64 da safra 2018/19. "Não poderíamos obter tantas conquistas e estabilidade da nossa empresa em suas diversas áreas, se não valorizarmos nosso time. Mantê-los engajados, oferecer autonomia, oportunidades de crescimento e liberdade para contribuir com ideias, é o que traz para a Cevasa tantos recordes", destaca o diretor geral.

Ainda segundo Luiz Paulo, o salto nos índices de HHT se deve a inúmeros fatores, dentre eles a criação da Universidade de Líderes. "Além disso, houve também o aumento de participantes e da carga horária dos treinamentos do Programa Bolsa Qualificação (LayOff). Também foi possível aproveitar a nossa entressafra para realizar de forma intensiva a reciclagem de todos os treinamentos referentes as Normas Regulamentadoras (NR)".

Ainda dentro dos benefícios da melhor capacitação dos profissionais para a Cevasa, Luiz Paulo destaca o Programa de Formação de Motorista de Caminhão Canavieiro (PROFORMC), onde se obteve um resultado muito positivo em relação à condução segura e econômica. "Um outro ponto, é a identificação de talentos internos voltados para a área de liderança, com a nossa UniCev, além da satisfação pessoal de cada integrante treinado".

Dentre os cursos realizados e oferecidos pela Cevasa a seus integrantes na última safra destacam-se: "cursos operacionais voltados para a área agrícola, todas as NRs exigidas para as funções; Programa de Formação de Líderes e Mindset; Programas da área de Manutenção denominados Especialidades, Aprender Fazendo e Universidade John Deere; Relato de Desvio de Segurança; Workshops de Pessoas e Operações; Programa Pertencer JR focado na Manutenção industrial e Cultura da cana, voltados para jovens aprendizes; e principalmente o MBA da UDOP, com o curso de Operações Agroindustriais no Setor da Bioenergia".

A Cevasa, além de associada UDOP, também se utiliza dos eventos da entidade para capacitar seus profissionais. Segundo o diretor geral da usina, "no setor sucroalcooleiro, os eventos da UDOP são realmente essenciais, devido a troca de conhecimentos, o leque de informações, as atualizações do setor, novas formas de gestão e tecnologia, e toda a estrutura do evento".

Os desafios para a atual safra, com a pandemia do novo Coronavírus que restringiu a realização de eventos presenciais, é tentar manter os índices de HHT. "Dentro do possível, estamos conseguindo realizar o curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) de forma online, para que nossos motoristas estejam em dia com as obrigatoriedades da função. Além disso, a Universidade John Deere, focada na manutenção automotiva, será retomada no início do próximo mês (Julho/20). Também focamos no desempenho da liderança, e realizamos coaching com cargos estratégicos de forma online. Porém, devido a pandemia, infelizmente a nossa programação para a safra 20/21 poderá ser afetada, embora estejamos focados em buscar métodos e-learning, e talvez conseguir recuperar esses meses adiados, no momento em que tudo for reestabelecido, principalmente durante a nossa entressafra", finaliza.

A safra 2019/2020 foi a melhor safra da história da Cevasa, com o processamento de 2,45 milhões de toneladas de cana; produção de 113,09 milhões de litros de etanol hidratado; 22,99 milhões de litros de etanol anidro e a produção de 110,31 milhões de toneladas de açúcar VHP.

Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias