Chegada das chuvas provoca milagre nos canaviais do Centro-Sul
11-11-2021

Canaviais renascem com as chuvas
Canaviais renascem com as chuvas

Expectativa é que as chuvas se mantenham em bom volume nos próximos meses, reduzindo os impactos provocados pela seca, geadas e incêndios ocorridos ao longo de 2021

A severa seca, as quatro geadas e os inúmeros incêndios reduziram o volume de cana da safra 2021/22 da região Centro-Sul do Brasil – estimativa da Consultoria Canaplan aponta 540 milhões de toneladas de cana, no ciclo passado foram 605 milhões – e derrubaram a média de produtividade do canavial para 68,7 toneladas por hectare, contra 82,6 da safra 20/21.

Porém, esses efeitos não só afetaram o atual ciclo, gerou muitas incertezas sobre o desempenho da próxima safra, pois grande parte dos canaviais da região Centro-Sul, tanto as áreas de cana-soca como as de cana-planta, se apresentavam praticamente mortos, ou mortos mesmo, provocando grandes falhas no canavial.

Mas foi só as chuvas chegarem a partir de outubro para acontecer o milagre da recuperação. O canavial respondeu prontamente e a expectativa é que as chuvas se mantenham em bom volume nos próximos meses, reduzindo os impactos provocados pela seca, geadas e incêndios ocorridos ao longo de 2021.

Inclusive, são as chuvas que determinarão como e quando será o início da safra 22/23. Boas chuvas para todos!

Fonte: CanaOnline