Chuva reduz ritmo da safra de cana
02-06-2016

Paradas provocadas por chuva devem esticar ainda mais a safra canavieira na região Centro-Sul

A previsão de moagem de aproximadamente 630 milhões de toneladasaponta que a safra canavieira 2016/17 na região Centro-Sul do Brasil será longa, mas a maior quantidade de chuvas no mês de maio pode esticar ainda mais a safra, pois, reduziu o ritmo de colheita, além de parar a moagem em várias usinas.

A atualização quinzenal da safra de cana-de-açúcar 2016/17, referente à primeira quinzena de maio, divulgada nesta quarta-feira (1 de junho), pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), aponta que ovolume de cana-de-açúcar processado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do Brasil alcançou 39,49 milhões de toneladas na 1ª quinzena de maio de 2016. Nesse mesmo período, a produção de etanol somou 1,62 bilhão de litros - sendo 651,83 milhões de litros de etanol anidro e 964,68 milhões de litros de etanol hidratado; e a quantidade fabricada de açúcar totalizou 2,06 milhões de toneladas.

Para um contingente considerável de unidades, observou-se significativa retração da moagem na 1ª metade de maio em relação ao resultado da quinzena anterior, devido às chuvas que prejudicaram a operacionalização da colheita. Mato Grosso do Sul, Paraná e a região de Araçatuba foram as localidades mais afetadas. Essa queda na quantidade moída foi, no entanto, compensada pelo aumento no processamento de cana pelas usinas e destilarias que iniciaram a safra 2016/2017 nos últimos 15 dias de abril.

A expectativa é de que a moagem da segunda quinzena de maio também seja afetada pelas chuvas, muito superior aos volumes registrados na primeira metade do mês.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.