Chuvas de maio favorecem lavouras do PR, MS e SP
30-05-2016

Depois de uma estiagem que começou no final de março e se estendeu por quase todo mês de abril, maio trouxe alívio. De acordo com dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as chuvas que caíram ao longo do quinto mês do ano foram muito bem vindas para várias atividades agrícolas especialmente em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, mas não só grãos. 

Depois do susto que tiveram em abril, muitos produtores canavieiros já temiam queda na produtividade estimada no início do ano. Isso porque esta seca imprevista atingiu os canaviais num período importante do desenvolvimento da planta. Mas as precipitações de maio ajudaram muito a cana-de-açúcar, permitindo uma recuperação, pelo menos parcial, das perdas da seca de março e abril.
A Contab apurou que os dados de satélite apontam que o índice de cobertura vegetal desta safra está menor do que nos anos anteriores, na maioria das regiões produtoras desses três estados (SP, MS e PR), em função da falta de chuvas em abril, o que significa que parte das lavouras foi prejudicada.
Já nas regiões monitoradas do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Maranhão praticamente não choveu em maio, o que penalizou parte das lavouras desde o mês de março, em função do deficit hídrico e das altas temperaturas em fases críticas do desenvolvimento.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.