Chuvas e baixa concentração de ATR reduzem a produção de açúcar nesta safra
27-11-2015

Segundo dados divulgados pela Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar), na primeira quinzena de novembro, a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar moída totalizou 128,49 kg, contra 135,36 kg verificados em igual quinzena do ano passado. No acumulado desde o início da safra 2015/2016, a concentração de açúcares atingiu 133,12 kg por tonelada de matéria-prima, frente a 137 kg apurados no mesmo período de 2014.

Causa para a queda do ATR são as chuvas contínuas que se intensificaram no Centro-Sul no segundo semestre por causa do fenômeno El Niño. Embora o clima tenha ajudado a aumentar a disponibilidade de matéria-prima disponível, as usinas têm enfrentado outro problema por conta das chuvas: o atraso da moagem, provocado pela dificuldade operacional de buscar a cana no campo. As unidades têm tido grande dificuldade para ter dias seguidos de moagem.

“Como era esperado, a fabricação de açúcar neste ano deve ficar aquém da quantidade registrada na safra 2014/2015, já que as chuvas e a baixa concentração de ATR na matéria-prima dificultam qualquer reação na produção”, explicou o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.
No acumulado desde o início da atual safra até 15 de novembro, a fabricação de açúcar totalizou 28,72 milhões de toneladas, expressivo recuo de 6,4% em relação a igual período de 2014.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.