Chuvas poderão atrapalhar final da safra de cana em Goiás
01-09-2015

Segundo André Rocha, presidente da SIFAEG/ SIFAÇUCAR (Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol e Açúcar do Estado de Goiás), a safra 2015/16 de cana-de-açúcar em Goiás deverá ter maior produtividade agrícola e menor rendimento industrial. 

“Em termos de produção, estamos por enquanto com uma unidade em funcionamento a menos do que no ano passado, mas que talvez inicie o processamento em setembro. Mas estamos com produção maior do que em 2014, com produtividade maior em função das chuvas que ocorreram de abril ao início de junho, que são atípicas no estado. Como consequência uma melhor produtividade agrícola e um menor rendimento industrial”, diz Rocha, destacando que o ATR médio das usinas goianas está em cerca de 3 kg a 4 kg menor do que no mesmo período do ano passado.
Segundo ele, mesmo com o aumento da produção de cana-de-açúcar no estado, o resultado final da safra goiana deverá ser de uma produção próxima aos números finais de 2014. “Teremos safra maior, temos mais cana, a dúvida é se vamos conseguir colher toda essa cana em virtude principalmente do período normal de chuvas.”
“Não tenho tanta segurança de que toda essa cana vai ser colhida. É preciso esperar o comportamento das chuvas e dos preços e ver se a safra poderá avançar no início do próximo ano. Em todos os Estados, mas sobretudo São Paulo e Minas Gerais, deve ficar muita cana no campo”, observa.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.