Ciclone extratropical e frente fria vão causar chuva generalizada no Brasil
24-10-2024
Fenômeno está em formação entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul
Por Marcos Fantin — São Paulo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçou a previsão de formação e deslocamento de um ciclone extratropical durante esta quarta-feira (23/10) entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul. O fenômeno vai atuar principalmente sobre o Estado do Sul, mas também há previsão para fortes chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste.
Já durante a noite desta quarta-feira, a tendência é que os temporais cheguem à metade sul do Rio Grande do Sul e nas áreas de fronteira. Na quinta-feira (24/10), uma frente fria se une ao ciclone extratropical e espalha tempestades por Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
De acordo com a meteorologista da Nottus Desirée Brandt, os temporais serão severos e acompanhados de fortes rajadas de vento em todos os Estados citados. “Poderemos ter transtornos na cidade de São Paulo”, observa a especialista.
O ciclone vai se deslocar para o alto mar já ao longo da quinta-feira, porém, a frente fria será responsável por manter as instabilidades em todo o Centro-Sul, potencializadas pela umidade vinda da Amazônia.
Os Estados de Santa Catarina e Paraná serão atingidos pelas tempestades entre a tarde e noite de quinta-feira, com destaque para o oeste dos dois Estados. No Rio Grande do Sul, as chuvas e ventos mais fortes podem acontecer na Lagoa dos Patos, na capital Porto Alegre e região metropolitana, além da serra e do noroeste.
Segundo o Inmet, em geral, os ventos podem variar de 50 a 70 km/h, com rajadas mais intensas próximas a 100 km/h.
Além disso, há risco de alagamentos, principalmente em áreas urbanas. Os maiores volumes de chuva são esperados na região da campanha gaúcha, entre Santana do Livramento até o Chuí, com volumes entre 50 milímetros e 100 milímetros.
Alertas
Dois alertas laranja, que significam “perigo para tempestades”, estão ativos. O primeiro, com vigência até 23h de quinta-feira, abrange o sudoeste, noroeste, sudeste, nordeste, centro-oriental e centro-ocidental do Rio Grande do Sul, além da região metropolitana de Porto Alegre; o oeste de Santa Catarina; e o sudoeste, oeste e centro-sul do Paraná.
Previsão de chuva forte dura, pelo menos, até sexta-feira
Foto: Inmet
Já o segundo aviso tem vigência entre 9h de quinta-feira e vai até 12h de sexta-feira. Este evento mais duradouro vai afetar as seguintes regiões. Norte pioneiro, centro-sul, centro-oriental, centro-ocidental, noroeste, norte-central, oeste, sudeste, e sudoeste do Paraná, além da região metropolitana de Curitiba; a região serrana, oeste, norte e sul de Santa Catarina, além do Vale do Itajaí e a capital Florianópolis; Bauru, Itapetininga, Presidente Prudente, Assis, Marília, litoral sul de São Paulo, além da região metropolitana de São Paulo; nordeste e noroeste do Rio Grande do Sul e região metropolitana de Porto Alegre; sudoeste, leste e centro-norte de Mato Grosso do Sul, além do Pantanal.
Os alertas indicam possibilidade de até 100 milímetros de chuva em 24 horas ou 60 milímetros em uma hora, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
Fonte: Globo Rural

