Cigarrinha-das-raízes pode dizimar até 70% da produtividade do canavial
26-06-2019

O 15º INSECTSHOW apresentará soluções para manter os canaviais livres dessa praga

Nos últimos anos, a cigarrinha-da-raízes (Mahanarva fimbriolata) foi elevada ao status de praga primária e muito seria para a cultura da cana-de-açúcar. Pode ser encontrada em praticamente todas as regiões canavieiras do Brasil, sua incidência tem aumentado nos últimos anos devido à perpetuação da colheita mecanizada de cana crua, que criou um novo ambiente nos canaviais, mais propício ao seu desenvolvimento.

Entre os prejuízos causados, destacam-se a redução do teor de açúcar e o aumento do teor de fibras além de colmos desidratados, apodrecidos e mortos. As ninfas são as suas formas nocivas para a cana-de-açúcar, pois extraem grandes quantidades de água e nutrientes das raízes, impactando negativamente no desenvolvimento da cultura.

Em decorrência dos importantes danos da cigarrinha-das-raízes na cadeia produtiva de cana-de-açúcar, essa praga será um dos destaques da programação do 15º INSECTSHOW - Seminário sobre o Controle de Pragas da Cana, que acontece nos dias 17 e 18 de julho, em Ribeirão Preto, SP. Na ocasião, serão debatidas as melhores técnicas utilizadas por especialistas no manejo desta praga, adotadas por usinas e produtores de cana do Brasil. O evento é mais uma realização do Grupo IDEA, cujo apoio ao desenvolvimento do setor canavieiro é reconhecido por todos.

O ponto alto das palestras sobre manejo e controle das cigarrinhas será como reduzir a pressão nas áreas com muitos anos de infestação e como uma nova técnica pode eliminar a influência da palha e reduzir significativamente o ataque desta praga.

 

Serviço

15º Insectshow - Seminário sobre o Controle de Pragas da Cana

Data: 17 e 18 de julho de 2019

Local: Centro de Eventos do Ribeirão Shopping - Ribeirão Preto/SP

Mais informações: (16) 3211-4770 - E-mail: eventos@ideaonline.com.br 

Inscrições: https://insectshow.ideaonline.com.br/