Clealco recebe usinas da região para simulado contra incêndios agrícolas
08-06-2018

A Clealco recebeu nesta quarta (6) equipes de usinas da região para um simulado de combate a incêndios agrícolas, como parte das ações do PAM (Plano de Auxílio Mútuo).

Estabelecido no final de 2017 entre usinas do setor sucroenergético, Polícia Militar Ambiental e Secretaria do Meio Ambiente, o PAM tem como principal objetivo reunir recursos e assegurar maior eficiência no atendimento a incêndios e outros tipos de emergências em áreas agrícolas, garantindo que ações rápidas e coordenadas sejam tomadas.

Entre as diretrizes do PAM, estão:

Reunir recursos e assegurar maior eficiência e conhecimento técnico no atendimento de emergências em uma determinada região.
Definir ações rápidas, eficientes e coordenadas para o atendimento de emergências.
Proporcionar aprimoramento técnico, integração entre os participantes, troca de informações e conhecimento dos riscos potenciais de desastres na região de abrangência.

Podem participar empresas privadas, prefeituras, órgãos públicos, organizações não governamentais, entre outras.

PROVOCAR INCÊNDIO EM CANAVIAIS É CRIME
Provocar incêndio em canaviais é crime inafiançável. Na Clealco, a queima da cana-de-açúcar foi encerrada em 2014 e, em todo o Estado de São Paulo, a partir de 2017, quando foi encerrado o prazo para que as usinas se adequassem às exigências do Protocolo Agroambiental firmado dez anos antes.