Clima e investimento em tecnologia ajudam produtores da CanaCampo a melhorarem a produtividade
04-07-2016

A estimativa de moagem da CanaCampo (Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido) é de aproximadamente 3,8 milhões de toneladas de cana – maior que na safra anterior, quando foram processadas aproximadamente 3,6 milhões.

A safra na região está em um bom ritmo. Cerca de 35% da cana já foi moída. Segundo Rodrigo Piau, coordenador agrícola da Associação, o ciclo começou no início de abril, num clima bastante seco. “Isso fez com que a safra começasse a todo vapor. Mas depois tivemos um período que não moeu porque, graças a Deus, voltou a chover no final de maio e início de junho. Foi positivo para as canas plantadas, as áreas que tinham sido colhidas e para a cana de final de safra.” Para ele, essas chuvas de maio e junho, que não eram esperadas, até atrapalharam um pouco a moagem, mas foram muito bem vindas. “Teria sido pior se fossem semanas se estiagem.”

As chuvas deverão ajudar na produtividade média dos produtores da CanaCampo. “Nesse ano, estamos com produtividade de 100 t/ha na média, mas devemos fechar com cerca de 90 t/ha, bem melhor do que as 83 t/ha registradas no ano passado. Já nosso ATR deverá fechar na média de 136 kg.”

Mas não apenas o clima está ajudando os produtores da CanaCampo a melhorarem a produtividade. “É verdade que as chuvas entre outubro de 2015 e início de março de 2016 foram contribuíram, mas nosso fornecedor está investindo em tecnologias.” Uma das apostas que tem dado muito resultado é a melhor alocação de variedades, de acordo com as características de cada área.

Outra iniciativa que tem feito diferença é a montagem de viveiros com Mudas Pré-brotadas (MPB). “Os produtores têm feito Meiosi ou canteiro mesmo. As mudas têm sido compras de empresas, como Syngenta e Basf. Não é material para área comercial, o que o pessoal prioriza é muda sadia e sem mistura varietal, o que depois garante um canavial de longos anos”, conclui Piau.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.