Coaf gera emprego, renda e comprova que o cooperativismo pode ser sucesso em Pernambuco
23-11-2023

Na década de 1950, Pernambuco chegou a ter 56 usinas moendo cana. A várias crises que se abateram sobre o setor, disputas familiares e dificuldade em desenvolver uma produção competitiva com a região Centro-Sul, estando em um ambiente menos favorável, com topografia acidentada, seca e solos mais restritivos, levaram ao fechamento de 46 usinas em Pernambuco.

Não é exagero dizer que o fechamento das unidades provocou um caos social em estado, pois a cana figurava como a maior empregadora, além de ser fundamental para a economia dos municípios canavieiros. E o grande fechamento de usinas foi sacrificantes para os produtores de cana, ao reduzir drasticamente as opções de indústria para comercializar a matéria-prima.

Era preciso buscar soluções para que unidades produtoras voltassem a moer em Pernambuco. Foi aí que a Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana-de-açúcar (Coaf), criada em 2010, capitaneada por seu presidente Alexandre Andrade Lima, que também preside a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), empreendeu esforços para a reabertura da Usina Cruangi, localizada em Timbaúba, PE.

Em 2015, a Cruangi foi reaberta com o nome de Usina Coaf, gerida pela cooperativa e contando com 450 cooperados. Essa iniciativa passou a ser um caso de sucesso do cooperativismo, principalmente, ao quebrar o estigma de que cooperativas não prosperavam no estado, por não ser parte da cultura pernambucana.

A Coaf é a empresa que mais emprega na região, chegando a mais de 300 funcionários no parque fabril e cerca de 3 mil trabalhadores nos canaviais dos cooperados do município e do entorno.

Com contrato de arrendamento da usina até a safra 2040/2041, também tem garantido sobras operacionais para os cooperativos, resultado do desempenho e rentabilidade do empreendimento, que foi incrementado com a diversidade de produtos: etanol, aguardente, biomassa e o açúcar com a marca ÁguAzul.

Confira mais informações nesse vídeo com Emílio Morais, produtos de cana, cooperado e diretor da Coaf: https://www.facebook.com/canaonline.com.br/videos/1016544242934610?locale=pt_BR