Cocal participa da 11ª edição do Fórum do Biogás
10-10-2024

O maior evento do setor de biogás na América Latina ocorreu no Rio de Janeiro/RJ e contou com a participação de representantes da Cocal

Executivos do setor bioenergético, investidores e representantes públicos se reuniram na capital carioca para discutir o papel do biogás e do biometano na transição energética e na descarbonização da economia brasileira. Realizado pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), o fórum realizado nos dias 2 e 3 de outubro abordou os desafios para expansão do biometano, as novas tecnologias, as tendências do setor e apresentação de cases de empresas que já tornaram essa fonte de energia limpa e renovável uma realidade no Brasil.

Um desses exemplos foi a Cocal, representada pelo diretor comercial e de novos produtos, André Gustavo Alves, e de outros profissionais da empresa.  “O setor sucroenergético brasileiro atualmente é referência quando se fala na produção do biogás e do biometano. No nosso caso, já produzimos em escala e utilizamos a vinhaça e torta de filtro, resíduos nobres do processamento da cana, como matéria-prima. Distribuímos o biometano para os clientes da região que possuem esse compromisso ambiental e, ao mesmo tempo, utilizamos esse gás na nossa frota em substituição ao diesel – uma redução acima de 95% na emissão de gases poluentes”, afirma André.

Durante a palestra, o destaque foi no conceito de economia circular praticado pela Cocal em Narandiba/SP e que será expandido para a unidade de Paraguaçu Paulista/SP no ano que vem. “Aproveitamos o máximo potencial da cana-de-açúcar para produzir novas soluções verdes que contribuam cada vez mais para a transição energética. Esse conceito já conquistou o oeste paulista e o mundo inteiro – nossa planta foi a vencedora na categoria “Melhor Planta de Biogás acima de 1MW Equivalente” durante evento internacional em 2024”, finaliza.

Fonte: Cocal