Colaboradores da Alcoolvale são treinados para identificar moscas-do-estábulo
28-06-2024

A Alcoolvale realizou no dia 26 de junho um treinamento para os colaboradores do Controle de Qualidade Agrícola sobre identificação de moscas-do-estábulo. A ação foi executada pelo coordenador do setor de Meio Ambiente. A empresa mantém monitoramento da situação em seis pontos fixos para identificar a presença e infestação do inseto.

A mosca-do-estábulo (Stomoxys calcitrans) pode causar grandes prejuízos ao agronegócio brasileiro. O inseto se parece muito com uma mosca comum, contudo, alimenta-se de sangue e isso faz dela um parasita de grande importância para a pecuária.

O monitoramento populacional nas usinas e fazendas é ferramenta imprescindível para viabilizar o controle da mosca-do-estábulo. Com base no levantamento, as organizações podem aplicar técnicas de manejo da palhada e do solo com intuito de reduzir acúmulo excessivo de umidade.

Também é importante garantir qualidade máxima no armazenamento, distribuição e aplicação de vinhaça, evitando ao máximo vazamentos e acúmulos. Assim, o monitoramento populacional seguido de manejo adequado de solo, palhada e vinhaça, são mecanismos importantes para a prevenção de surtos por parte das usinas.

Fonte: Alcoolvale