Com 100% das operações de colheita e plantio mecanizadas, Alta Mogiana aposta em novas tecnologias para produzir com excelência
26-07-2024

Um dos destaques da Mecanização da Alta Mogiana é o plantio com plantadora automatizada, prova da eficiência do plantio é a produtividade em cana-planta: 155 ton/ha em 2023

A Usina Alta Mogiana, localizada em São Joaquim da Barra-SP, foi uma das primeiras unidades bioenergéticas a mecanizar 100% a sua colheita, anos antes do prazo estipulado pelo Protocolo Agroambiental instaurado em São Paulo em 2007, que antecipou o fim da queima nos canaviais. “Iniciamos a implantação da colheita mecanizada em 1995, com as antigas Santal Amazon, primeira colhedora de cana crua com tecnologia 100% nacional. A partir dali, expandimos nossa operação, culminando na extinção do corte manual em 2011”, contou Saulo Cantasini, gerente de Plantio e Colheita na Usina Alta Mogiana, durante a live: A Evolução na Mecanização dos Canaviais, realizada pela CanaOnline para captação de conteúdo para o livro Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito.

O profissional observou que a rápida transição para o corte mecanizado se deu, principalmente, pela escassez de mão de obra local. No entanto, os ganhos em eficiência operacional, redução de custos por processos trabalhistas e apelo ambiental também pesaram nessa balança.

Além da colheita, o plantio na Alta Mogiana é realizado por máquinas. Em 2023, mais de 7.500 hectares foram plantados mecanicamente.  “A tecnologia das plantadoras evoluiu muito nos últimos anos. Um dos problemas que tínhamos era no deslocamento pelo sulco após as chuvas. Por vezes, os tratores transitavam alinhados, mas a plantadora, não. Uma das inovações nos permitiu acoplar a parte do sulco ao terceiro ponto do trator, praticamente extinguindo o problema. Outro benefício das plantadoras atuais é a rápida retomada após as chuvas, fato que só é possível pela diminuição do peso das máquinas.” A Alta Mogiana utiliza a plantadora TT 8022 BR, desenvolvida pela TT do Brasil.

Cantasini informou que a empresa tem quebrado alguns paradigmas no tocante a operação de plantio. Em vez de adotar um plantio de sulco fundo seguido da operação de quebra-lombo, a Alta Mogiana opta por um plantio nivelado, operação que tem entregado bons resultados. “Prova é a nossa produtividade em cana-planta: 155 ton/ha em 2023. Temos obtido também uma longevidade interessante dos canaviais. No ciclo 2023/24, a idade foi de 4,5 anos, com uma produtividade média de 114 ton/ha.”

Confira a fala completa de Saulo durante a live: