Com 40 mil colaboradores, Raízen investe na inovação para atração, seleção e retenção de talentos
02-02-2022

Bruna Teixeira: “Oferecemos diferentes formas de energia, buscamos redefinir o futuro e queremos não só atrair e desenvolver talentos, mas também juntar propósitos e objetivos em comum”. Foto: Divulgação Raízen
Bruna Teixeira: “Oferecemos diferentes formas de energia, buscamos redefinir o futuro e queremos não só atrair e desenvolver talentos, mas também juntar propósitos e objetivos em comum”. Foto: Divulgação Raízen

No dia 03 de fevereiro, às 15h, Gerente de Parceria de Negócio da companhia participará da live “Qual o perfil do profissional para o setor sucroenergético?”

Leonardo Ruiz

Após integrar os ativos da Biosev em fevereiro do ano passado, a Raízen se consolidou como referência global em bioenergia, com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em seus 35 parques industriais, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Apenas na safra 2020/21, a companhia produziu 2,5 bilhões de litros de etanol, 4,4 milhões de toneladas de açúcar e 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. A Raízen é também a maior empregadora do setor sucroenergético nacional, com um time de mais de 40 mil colaboradores.

A gerente de Parceria de Negócio da companhia, Bruna Juliane de Souza Teixeira, salienta que o Grupo possui um mindset voltado para o futuro e que segue o compromisso de nortear a evolução econômica e social do País. Por isso, investe em talentos, habilidades e expertises diversas, sempre zelando por relações produtivas e humanas. “Oferecemos diferentes formas de energia, buscamos redefinir o futuro e queremos não só atrair e desenvolver talentos, mas também juntar propósitos e objetivos em comum.”

Diante desses propósitos, a Raízen afirma buscar profissionais sempre abertos para o novo, que permitam se transformar e adaptar às mudanças e que sejam motivados na busca contínua pelo aprimoramento, sem esquecer de comemorar até mesmo as pequenas vitórias. “Nosso objetivo é desenvolver não só profissionais que poderão ser parte da liderança da companhia nas mais diversas frentes de atuação, mas também pessoas que estejam preparadas e engajadas em promover transformações e comprometidas com os resultados. Para que isso aconteça, apostamos em uma gestão colaborativa, que conta com a participação de pares, equipes e superiores, além de áreas correlatas e não-correlatas.”

Bruna ressalta que a Raízen estimula ações de diversidade em suas operações. Desde 2017, a companhia atua orientada pelo Comitê de Diversidade e Inclusão, que reúne líderes e funcionários de diferentes áreas e níveis hierárquicos, na elaboração de ações, políticas e procedimentos que ampliem a diversidade em seu quadro funcional.

“Em relação ao ano-safra 2020/21, mantivemos nosso alto nível de expectativa. Dos 215 estagiários e estagiárias contratados na edição de início de safra do Programa de Talentos, crescemos na contratação de mulheres, com 55% de vagas preenchidas por elas. Aumentamos também o número de pessoas negras e pardas contratadas, com 33% das vagas preenchidas. Temos como meta também ter em nosso quadro, pelo menos, 30% de mulheres na liderança até 2025.”

Raízen produz diferentes tipos de energia, construída por um time múltiplo e ousado. Faça parte!

Para aqueles interessados em fazer parte do grupo de colaboradores da Raízen, Bruna Teiceira explica que a companhia conta com diferentes processos de atração e seleção. Uma das novidades é uma plataforma que utiliza a inteligência artificial para auxiliar na seleção de candidatos com mais aderência aos valores da companhia. A tecnologia agiliza todos os processos, reduzindo o tempo para fechamento das vagas disponíveis e otimizando a experiência dos candidatos.

Raízen busca promover um ambiente de trabalho inovador, ético, inclusivo, seguro, que respeita as pessoas e suas individualidades e é propício ao desenvolvimento contínuo de habilidades comportamentais e profissionais

Foto: Divulgação Raízen

Ao menos duas vezes por ano, a Raízen abre vagas do seu Programa de Talentos, com posições destinadas a estudantes do ensino superior, recém-formados, trainees ou jovens aprendizes. O processo seletivo é 100% on-line, ou seja, todas as etapas com dinâmicas, testes e entrevistas são feitas de forma remota. Além disso, para participar, os candidatos não precisam contar com experiência prévia, falar inglês ou ter habilidade com Excel.

“No Programa de Talentos, a Raízen apresenta aos futuros estagiários e trainees a possibilidade de desenvolvimento profissional, oferecendo a oportunidade de realizar projetos relevantes, expor suas ideias, desenvolver suas habilidades e exercer protagonismo diário. Formamos estagiários e trainees para gerar valor, potencializando pessoas e negócios. Com isso, promovemos aprendizado para todos os níveis do negócio, que colaboram para aumentar a sinergia entre as diferentes áreas de atuação e aperfeiçoar cada vez mais a jornada dos colaboradores da companhia.”

Para cargos mais altos, existe o “Guia da Liderança de Atração & Seleção”, que dá todos os direcionamentos necessários aos recrutadores. Os times de recrutamento também contam com um programa de recrutamento interno chamado “Meu Próximo Passo”, em que os colaboradores podem se candidatar previamente às vagas, antes da abertura dessas oportunidades para o público externo.

Para se candidatar a uma vaga na Raízen, acesse: https://genteraizen.gupy.io/

No dia 03 de fevereiro, às 15h, Bruna Teixeira participará da live “Qual o perfil do profissional para o setor sucroenergético?”. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:

* Bruna Teixeira - Ger. de Parceria de Negócio da Raízen;

* Carlos Leston Belmar - Diretor de RH da Tereos;

* Cesar Bresciani - Diretor de RH da BP Bunge Bioenergia;

* Henrique Gomes - Sócio da Ação Consultoria & Treinamento;

* Juliano Pereira - Diretor Adm e RH da Usina Coruripe;

* Silvana Sacramento - Dir. Exec. de Pessoas & Organização da Atvos;

Serviço

Live “Qual o perfil do profissional para o setor sucroenergético?”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quinta-feira (03/02), das 15h às 16h45

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=2Zh61B4jEIM

LinkedIn: https://www.linkedin.com/video/event/urn:li:ugcPost:6892529962327322624/

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2590759094400909/