Com as chuvas, safra 2015/16 no Centro-Sul deverá ter aproveitamento médio de moagem de 75%
15-12-2015

Na safra 2015/16 o que está fazendo muita diferença é o clima. “Em maio chegamos a ter, em algumas regiões, apenas um dia de moagem. Se perdeu muito de moagem. Em junho também. Em setembro, outubro e novembro as condições climáticas foram de chuvas acima da média dos últimos vinte anos. Isso fez com que aquele contingente de cana disponível, decorrente do aumento da produtividade, não seja evidentemente processado considerando o baixo aproveitamento de moagem, que na média não deve ultrapassar 75% de tempo disponível desde o primeiro dia da safra”, relata Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar). Este índice no passado oscilava entre 85% e 90% quando não havia a colheita mecanizada.
Cerca de 140 usinas estão em moagem em dezembro e de 20 a 30 prorrogaram o fim da safra, devendo algumas estender o processamento até março de 2016.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.