Com auxílio da biotecnologia, produtor alcança incremento de produtividade agrícola de 12 ton/ha por corte
31-10-2024

Aziz Rassi, detentor de 1500 hectares de canaviais espalhados pelos municípios paulistas de Jardinópolis e Batatais, retira diariamente de sua bioestação um composto líquido com os mais de 300 grupos de micro-organismos presentes no Microgeo®, e que são aplicados nos solos, promovendo diversas funções, levando a um incremento de produtividade agrícola. No caso dos canaviais de Aziz Rassi, o ganho chegou a 12 toneladas de cana por hectare por corte.
Visando entender a fundo o que estava acontecendo em sua propriedade - e descobrir as reais razões desse expressivo aumento de produtividade agrícola -, Aziz contratou a equipe da Tech Solo para a condução de análises. Outros dados foram também obtidos a partir de trabalhos internos em parceria com a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), Sistema APOIA Microgeo e de Cadernos de Fechamento de Safra da Microgeo.
Dentre as descobertas, destacam-se o aumento dos níveis de fósforo, reestruturação física dos solos e maior enraizamento. “O Microgeo® reestruturou por completo meus solos. Sem compactação e com mais massa de raiz, o sistema radicular consegue agora acessar água e nutrientes com mais facilidade e em maiores profundidades, resultando em uma planta que sofre menos com estresses bióticos e abióticos e que permanece produtiva por mais cortes.”
Recentemente, o produtor adquiriu uma nova bioestação. Com capacidade de 35 mil litros, essa estrutura fornece composto líquido para aplicação nos canaviais localizados no município de Jardinópolis. Já a primeira bioestação ficará exclusiva para as áreas da região de Batatais.
A recomendação da Microgeo é a utilização de 300 litros por hectare, de forma parcelada no plantio e tratos de cana-soca. A aplicação pode ser feita via pulverização ou fertirrigação, independente das condições climáticas e em conjunto com outros insumos, como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.
Lembrando que as bioestações são dimensionadas em função do tamanho das áreas. O processo está sempre disponível para aplicação e adaptado ao manejo operacional de cada propriedade. O sistema de agitação é automático e com uma filtragem eficiente.
Diante de tantos benefícios, Aziz é enfático ao afirmar que a tecnologia Microgeo® apresenta um excelente custo-benefício, sendo preponderante para enfrentar os desafios atuais da produção de cana-de-açúcar no Brasil, como alta dos custos de produção e um cenário climático cada vez mais adverso. “Hoje, o Microgeo® não é mais a ‘cereja do bolo’, mas parte essencial do manejo dos meus canaviais”, finaliza.
Segundo o coordenador de desenvolvimento de mercado da Microgeo, Marco Antonio Farias, que acompanha as áreas de Aziz Rassi há cinco safras, foi uma jornada para o produtor mensurar e vivenciar todos os benefícios que a biotecnologia Microgeo® entrega nos parâmetros agronômicos e econômicos.
“Mesmo em anos desafiadores climaticamente, com veranicos severos e até mesmo queimadas e geadas, as áreas tratadas com Microgeo® apresentaram maior resiliência aos fatores climáticos. Hoje, nossos clientes têm total convicção de que a recuperação do microbioma do solo com diversidade de micro-organismos adaptados regionalmente é um caminho sem volta para uma agricultura mais eficiente e lucrativa”, finaliza.
VEJA MATÉRIA COMPLETA: https://www.canaonline.com.br/conteudo/pesquisar?s=Produtor+instala+Bioesta%C3%A7%C3%A3o+e+alcan%C3%A7a+incremento+de+produtividade+agr%C3%ADcola+de+12+ton%2Fha+por+corte