Com crise financeira, empresas investem em turnaround dos negócios
11-06-2015

Andréia Moreno, da MBF Agribusiness

Uma expressão muito utilizada no mundo corporativo é o turnaround, que significa mudar substancialmente o desempenho de uma empresa, ao retirá-la de uma rota de declínio para colocá-la, novamente, em crescimento. Mas o redirecionamento para a obtenção de resultados positivos, de maneira sustentável, surge a partir de uma série de medidas realizadas na estrutura operacional das empresas, que possibilitem maior margem em seus produtos, inclusive a readequação da relação Capital Próprio X Capital de Terceiros.

Para Marcos Françóia, diretor da MBF Agribusiness, as empresas precisam controlar esse indicador de capital de terceiros e saber como está onerando o resultado econômico. “Para muitas empresas o custo financeiro já virou parte do custo do produto final e não é mais conhecido, pois o risco de mercado eleva o valor dos serviços e da matéria-prima na aquisição dos mesmos e muitos gestores ou áreas de suprimentos não estão preparados para tratar adequadamente esse assunto. Mas isso só não resolve a situação econômica das empresas. É preciso rever o processo produtivo, verificar a possibilidade de redução de custos, tratar da renegociação das dívidas, reorganizar os controles internos e readequar o papel da contabilidade dentro da gestão (muitos escritórios ainda são meramente emissores de guias de impostos)”, diz.

Separar emoção da razão – De acordo com ele, muitas vezes essa mudança necessita de um olhar crítico externo, separando a emoção da razão e trazendo ferramentas e relacionamentos diferenciados com o mercado. “Isso tudo pode mudar a visão sobre a qualidade da gestão e dos gestores, trazendo maior credibilidade para as empresas e, com isso, ter acesso mais fácil e mais barato ao mercado de capitais, inclusive na renegociação do endividamento atual, que tem sufocado muitas empresas”.
Através de um plano de gestão pré-definido e aprovado pelos acionistas ou pelo Conselho de Administração, a MBF Agribusiness promove o turnaround em empresas de qualquer segmento do mercado, visando reverter seus resultados econômicos-financeiros, garante Françóia. “Esse plano provavelmente irá conter renegociações com credores, realinhamento dos custos de produção e despesas, revisão dos processos e procedimentos em todas as áreas da empresa, inclusive preparando os profissionais para analisarem os números e tomarem decisões mais acertadas. Pode ser um plano global de remodelagem, como um plano de alongamento do passivo financeiro”, revela.

Para fundos de investimentos e instituições financeiras, a vantagem em ter na empresa especialistas na remodelagem do sistema de gestão permite maior credibilidade, possibilitando que a instituição avalie uma flexibilização nos prazos e até mesmo nas taxas praticadas nos empréstimos, completa o executivo.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis aplicativo para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista no celular: www.canaonline.com.br