Com irrigação em alta, Netafim projeta Agrishow de bons negócios
25-04-2023

 Em 2022, Agrishow registrou R$ 11,2 bilhões em negócios, e um público de mais de 193 mil pessoas. Expectativa é de aumento dos números para este ano. Foto: Divulgação Agrishow
Em 2022, Agrishow registrou R$ 11,2 bilhões em negócios, e um público de mais de 193 mil pessoas. Expectativa é de aumento dos números para este ano. Foto: Divulgação Agrishow

Estande interativo e presença da equipe de RH conduzindo entrevistas in loco para vagas em aberto serão destaques da empresa na feira deste ano

Por Leonardo Ruiz

Orgulhosamente irrigante, a Netafim se prepara para mais uma edição da Agrishow, principal feira de tecnologia agrícola da América Latina, que acontece de 01 a 05 de maio, em Ribeirão Preto, no interior paulista. Com o maior estande já montado para o evento, a multinacional israelense levará ao público todas suas soluções em gotejamento subterrâneo para cana-de-açúcar, café e HF, além de projetos harmonizados para irrigação em área total para os cultivos de grãos e fibras.

O gerente agronômico da empresa, Danilo Silva, explica que a Netafim fará uma Agrishow diferente este ano. Sem áreas de demonstração, a empresa focará no relacionamento com os visitantes. “Nosso objetivo principal será criar vínculos e estreitar os laços já existentes. Para isso, contaremos com uma equipe de mais de 50 profissionais prontos para sanar dúvidas sobre as nossas tecnologias, que vêm impactando positivamente a produtividade e rentabilidade de milhares de lavouras pelo Brasil.”

Danilo Silva: “Nós preparamos um estande repleto de atrações para que os visitantes consigam sanar todas suas dúvidas em relação aos benefícios da irrigação ao mesmo tempo em que aproveitam um momento agradável e de conforto”

Foto: Divulgação Netafim

Internamente, a Netafim estruturou um estande 100% coberto e repleto de atrações. “O público que nos visitar poderá se deliciar com um café de altíssima qualidade produzido por um cliente que utiliza a nossa irrigação por gotejamento para a produção de cafezais de alto desempenho. Teremos ainda um display de produtos 360° em que os visitantes conhecerão e tirarão dúvidas sobre o nosso portfólio. Será possível também tirar fotos com as mascotes da empresa e adquirir itens da ‘Netashop’, nossa loja de artigos exclusivos.”

Outra grande novidade da Netafim para a Agrishow deste ano será a presença da equipe de Recursos Humanos (RH), que passará os cinco dias de feira realizando atendimento ao público interessado em atuar na empresa e em mais de 200 distribuidores parceiros espalhados pelo Brasil. A diretora de RH, Mariana Cunali, explica que o objetivo da ação é falar sobre carreiras com os visitantes e buscar profissionais com interesse em fazer parte de uma nação irrigante, seja para vagas já disponíveis ou para futuras contratações. “Queremos conhecer pessoas que tenham paixão pela irrigação e que estejam alinhadas com nossa cultura e valores.”

Aos visitantes que se interessarem pelo desenvolvimento de uma carreira nesse mercado, não é necessário levar o currículo até o estande, basta manter atualizados seus perfis profissionais no LinkedIn para que os recrutadores possam consultar as experiências profissionais, formações e demais informações disponibilizadas pela plataforma. “Quem sabe alguém já não sai da feira empregado?”, conjectura Mariana.

A profissional salienta que a Agrishow é uma feira que atrai um público grande e diversificado, não apenas de agricultores e empresários, como também de estudantes e profissionais dos mais variados níveis de qualificação. “Por conta disso, o evento funciona como uma excelente oportunidade para networking ou até mesmo para ingressar no segmento mais importante da economia brasileira.”

“Quem sabe alguém já não sai da feira empregado?”, conjectura Mariana Cunali, diretora de RH da Netafim

Foto: Divulgação Netafim

Este ano, a Netafim foi novamente certificada como uma ótima empresa para se trabalhar segundo a consultoria global Great Place To Work (GPTW). E Mariana atribui essa conquista à cultura empresarial. “Procuramos manter uma atmosfera de cooperação mútua, tanto entre funcionários quanto entre a empresa e seus clientes. Por isso, investimos fortemente em encontrar e nutrir as pessoas certas para as posições certas.”

O estande da Netafim na Agrishow 2023 está localizado na Rua B20b, na área reservada às expositoras de irrigação. A empresa também terá um estande secundário dentro do pavilhão da Coopercitrus (Rua E3D). Lembrando que a feira deste ano acontece de 01 a 05 de maio, das 09h às 18h, em Ribeirão Preto/SP. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento: www.agrishow.com.br.

Com benefícios que vão muito além do aumento de produtividade, Netafim busca pôr fim ao ceticismo em relação a irrigação durante a Agrishow 2023

A instabilidade climática das últimas safras, especialmente nos estados que compõem o Centro-Sul do Brasil, provocou um aumento na procura por soluções de irrigação localizada. Na cultura canavieira, por exemplo, uma adoção em massa da tecnologia tem sido observada desde 2020, fruto da ocorrência de estiagens cada vez severas e prolongadas.

Na visão do gerente agronômico da Netafim, Danilo Silva, a irrigação já deixou de ser uma ferramenta essencial apenas para a produção de cana no Nordeste. Se tornando, hoje, indispensável até mesmo para as empresas do Centro-Sul, que precisam dela para neutralizar os efeitos das adversidades climáticas.

Irrigação localizada vive seu melhor no Brasil

Foto: Divulgação Bevap

Pensando nisso, a Netafim projeta uma Agrishow de bons negócios. Se em 2022 foram registrados números recordes de visitação e prospecção, as expectativas para este ano estão ainda melhores. “Queremos aproveitar esta edição para colocar fim aos últimos resquícios de ceticismo que permeiam a irrigação, mostrando aos visitantes os amplos benefícios que a tecnologia pode proporcionar, como verticalização da produtividade, aumento da longevidade do canavial, estabilidade na produção, ampliação da cogeração de energia, diminuição dos gastos com CTT (Corte, Transbordo e Transporte), melhor pontuação no Renovabio, maior geração de Créditos de Descarbonização (CBIOs), melhor eficiência no uso da água e menor dependência do clima.”

Benefícios da irrigação por gotejamento incluem verticalização da produtividade, estabilidade na produção, aumento da longevidade e melhor aproveitamento dos recursos hídricos

Foto: Divulgação Netafim

Pioneira e líder mundial em soluções para irrigação, a Netafim é fruto da experiência com a escassez hídrica em seu país de origem, Israel, onde os avanços em irrigação transformaram desertos em lavouras altamente produtivas. Atualmente, a empresa oferece duas modalidades tecnológicas de gotejo para cana-de-açúcar. Em canaviais comerciais, é recomendada a irrigação por gotejamento subterrânea. Já em viveiros (Cantosi ou Meiosi), é possível instalar as mangueiras e tubos gotejadores de forma superficial e movê-los para novas áreas sempre que necessário. Ambas as soluções podem ser instaladas de pequenos a grandes canaviais.