Com maior volume de cana e bons preços do açúcar, vai ser difícil parar a safra canavieira 23/24
25-10-2023

Para a consultoria Canaplan, na região Centro-Sul do Brasil até dezembro deverão ser colhidas 611 milhões de toneladas de cana e haverá cerca de 21 milhões de cana bisada

A fusão entre safra recorde, com previsão beirando as 630 toneladas de cana e mercado internacional de açúcar remunerador, pagando 28 cents de dólar por libra-peso, estimulam a continuidade da moagem do ciclo 2023/24 na região Centro-Sul do Brasil, mesmo enfrentando o período de chuvas.

Na 2ª Reunião Canaplan, realizado em 19 de outubro, Luiz Carlos Carvalho (Caio) diretor da Canaplan, observou que a previsão da consultoria é de que a região Centro-Sul, até dezembro tenha colhido 611 milhões de toneladas de cana. Muitas unidades bioenergéticas irão estender o período de colheita, encurtar a entressafra e ainda tem aquelas que praticamente não terão parada.

Mesmo assim, a Canaplan projeta que o ciclo atual deixará para a safra 2024/25 cerca de 21 milhões de cana bisada. Não significa que esta cana será a primeira a ser colhida, mas já se sabe que a próxima safra, que começa em 1º de abril, começará em ritmo elevado, até porque, a previsão climática aponta que haverá um período de seca entre março e abril, propício para a colheita.