Com manejo adequado e a aplicação de herbicidas inovadores, a UISA consegue controle eficaz do capim-camalote
18-05-2022

Cácio Barbosa, representante da IHARA em Mato Grosso, Jeancesar  e Lúcia Rezende, da área de Desenvolvimento e MPB da UISA, durante evento HORA H DA INOVAÇÃO DA CANA
Cácio Barbosa, representante da IHARA em Mato Grosso, Jeancesar e Lúcia Rezende, da área de Desenvolvimento e MPB da UISA, durante evento HORA H DA INOVAÇÃO DA CANA

Entre as plantas daninhas com maior incidência na UISA, unidade sucroenergética localizada em Nova Olímpia, MT, está o capim-camalote, que exige bastante atenção

Na lavoura canavieira, o controle de plantas daninhas é o principal problema fitossanitário, exigindo manejo adequado e aplicação de herbicidas eficientes para não comprometer a rentabilidade da lavoura. Afinal, qualquer descuido com a matocompetição pode derrubar a produtividade de uma área entre 25% e 80%.

São muitas as espécies de plantas daninhas que infestam o canavial, mas na UISA, unidade sucroenergética localizada em Nova Olímpia, MT, o principal problema tem sido o capim-camalote. Planta daninha agressiva, de difícil controle, fácil dispersão, extenso banco de sementes, e que pode levar a perdas de rendimento de até 100% em cana-planta e 80% em cana-soca.

Mas durante o evento HORA H DA INOVAÇÃO DA CANA, promovido pela IHARA, em 12 de maio, em Ribeirão Preto, SP, Jeancesar Ronda, responsável pela área de herbicidas da UISA, contou o manejo adequado e a aplicação de herbicidas do futuro com moléculas inovadoras têm sido fundamentais para o controle eficaz do capim-camalote.

No caso, a UISA aplica em seus canaviais o FALCON, herbicida pré-emergente, desenvolvido pela IHARA e que conta com nova molécula desenhada especialmente para a cultura da cana. Oferecendo amplo espectro de controle de daninhas de folhas estreitas e largas, longo residual e alta seletividade e segurança para cultura.

Outra solução utilizada na UISA é o herbicida RITMO, também desenvolvido pela IHARA para uso na cana-de-açúcar, porém em época seca e semisseca. Este produto possui uma formulação de rápida absorção e fácil manuseio para manejo de daninhas de folhas estreitas e largas.

Fonte: CanaOnline