Com menos usinas ainda em operação e chuvas mais constantes, volume da moagem cai no Centro-Sul
30-11-2016

A estiagem assolou as regiões canavieiras em diferentes períodos de 2016, sendo fator importante para a redução da produção final da safra, em relação às estimativas do início do ano. 

Mas as chuvas, que mesmo a partir de setembro vinham sendo irregulares, começam a dar o ar da graça. Tanto que o ritmo de moagem no Centro-Sul recuou na primeira quinzena de novembro, atingindo 21,76 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, cerca de 4 milhões de toneladas abaixo do valor registrado no mesmo período de 2015.
Segundo análise apresentada pela Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar), esse recuo quinzenal na moagem se justifica pelas condições climáticas. Outro fator é a redução no número de unidades em operação no Centro-Sul.

Na primeira quinzena de novembro deste ano, 44 unidades encerraram as suas operações. No acumulado até 16 de novembro, 107 unidades produtoras haviam encerrado a safra em 2016, contra apenas 30 empresas no mesmo período de 2015.

Na segunda quinzena de novembro, a previsão é de que outras 58 empresas encerrem as operações na safra 2016/2017.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.