Com o fim da turbulência política, setor energético espera a consolidação do mercado livre no país
15-09-2016

São Paulo recebe até quinta (15) a 14a Latin American Utility Week (LAUW), principal encontro de utilities da América Latina.

As últimas alterações no cenário governamental podem marcar o fim de um longo processo de turbulência política, essa é a expectativa que está mudando o ânimo do setor elétrico no país. “Esperamos que algumas medidas que encaminham o segmento para um cenário positivo avancem, agora que o Congresso Nacional pode retomar o seu ritmo. Uma delas é a análise e votação do PL 1917/2015, que propõe ajustes no modelo setorial, possibilitando a consolidação do mercado livre de energia”, afirmou o diretor técnico da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), Alexandre Lopes.

Ele foi um dos palestrantes da Plenária de Abertura da 14a Latin American Utility Week (LAUW), principal encontro de utilities da América Latina, que acontece até quinta (15) no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O projeto apresenta, entre outras coisas, mudanças como a possibilidade de, a partir de 2022, os consumidores escolherem os fornecedores de energia, além de permitir que o mercado livre participe dos leilões de expansão. “Isso é essencial para a concretização do mercado livre no país”, completou Lopes.

O Presidente da Comerc Energia, Cristopher Vlavianos acredita no crescimento do mercado livre, mas com cautela. “Os desafios para esta expansão estão na financiabilidade, pois o setor não tem condições de fazer isso sozinho. O crescimento do mercado livre tem que ser sustentável”, disse durante a Plenária de Abertura da LAUW. Entre os países da América Latina, o Brasil é o que mais impõe restrições para entrada dos consumidores no mercado livre, segundo levantamento da Abraceel.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.