Com Observacana, Raízen reduz a distância entre novas tecnologias e produtores para manejos mais eficientes e produtivos
15-03-2022

Parte do portfólio de soluções oferecidas pela companhia para os fornecedores de cana, o projeto implementa campos de observações em canaviais visando aumento de produtividade

Por meio de sua plataforma de negócios com soluções para geração de valor para produtores de cana-de-açúcar parceiros, ao longo das últimas safras, a Raízen vem consolidando iniciativas importantes voltadas aos fornecedores. Recentemente, para reforçar a atuação junto aos parceiros, a companhia passou a trazer em seu portfólio o Observacana, que tem por objetivo acelerar o processo de avaliação e adoção de novos produtos e técnicas de manejos agronômicos com foco em aumento de produtividade e práticas mais sustentáveis e econômicas.

A inciativa propõe a observação de resultados na lavoura, por meio da aplicação de campos experimentais em áreas de fornecedores em conjunto com empresas parceiras, promovendo interação entre os principais elos da cadeia produtiva da cana. De acordo com João Nogueira, engenheiro agrônomo e produtor rural que participou da primeira iniciativa do Observacana junto com a Corteva, no projeto Cultivando Conhecimento na safra 20'21, a iniciativa promove interação com os envolvidos na cadeia produtiva para aprimoramento da produção. “Este projeto leva para o campo conhecimento, experiência, novas práticas e adoção de tecnologias para os principais desafios que temos nos canaviais. Essa troca de experiência é muito importante”, destaca Nogueira.

Por meio da solução, o produtor consegue avaliar a performance de diferentes produtos e serviços de empresas parceiras da Raízen em sua propriedade, dentro da sua realidade de produção, com o acompanhamento de consultores de mercado e especialistas da companhia. Estabelecida na safra 2020/2021, a iniciativa já contribuiu com mais de 20 produtores integrantes do programa Cultivar, plataforma de negócios da empresa com iniciativas voltadas para gerar valor aos parceiros de negócios.

Atualmente, o programa abrange em média 80% do volume de cana adquirida pela companhia, com 22 milhões de toneladas de cana impactadas apenas na safra 20'21. Com mais de 20 parceiras em iniciativas que compõem seu portfólio, ao todo, são mais de 20 empresas do agro e startups presentes no ecossistema de negócios Cultivar. Agora, a expectativa com o Observacana é de que esses e novos parceiros tenham a oportunidade de compartilhar suas soluções e estratégias de manejo em diferentes situações, sendo o produtor o principal validador da tecnologia.

"O Observacana é uma solução diferenciada, pois personifica a oferta da Raízen ao integrar os principais elos da cadeia, desde empresas até startups, produtores, entidades representantes de classe, entre outros. Como resultado disso, impulsionamos, de maneira colaborativa, todo o setor ao incentivarmos um ambiente de conhecimento compartilhado e cocriação, sempre visando o aumento de produtividade e eficiência na utilização dos recursos", afirma Ricardo Berni, diretor de Negócios Agrícolas da Raízen.

Como parte de uma oferta integrada dedicada aos fornecedores de cana, a Raízen possui ainda serviços e facilitação a benefícios como linhas de crédito, barter, interação com startups e agtechs, monitoramento e análises do canavial e soluções integradas para controle de eficiência. O objetivo da companhia é aumentar a produtividade nos canaviais dos parceiros, estimular a governança dos negócios e compartilhar conhecimento e ações voltadas para o crescimento sustentável e continuidade dos negócios do setor.  

Sobre a Raízen

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.