Com receita do amendoim, produtor amortiza em média de 20% a 30% do plantio de cana
10-07-2015

A remuneração que o produtor de cana ou a usina obtém a partir do plantio de amendoim nas áreas dos canaviais é sempre interessante. Segundo José Antonio Rossato, presidente da Coplana, hoje com a receita que se tem com amendoim é, em média, se amortiza o plantio de cana de 20% a 30%. “Isso vai depender de qual produtividade atingida por esse produtor e em qual região agrícola está situado. Ou seja, é extremamente significativo. Quando pegamos o setor da forma como está, essa amortização salta aos olhos”, diz.

Ele destaca que em 2015 o amendoim não está no melhor dos mundos em termos de remuneração. “Já esteve em posição melhor, mas continua sendo atrativo, rentável. E quando comparamos e fazemos a análise da sinergia entre a cana e a rotação de culturas, percebe-se que é positivo do ponto de vista agronômico e de geração de caixa.”
“Além disso, quando falamos de agricultura, cheia de altos e baixos, e isso vale para cana, amendoim ou qualquer outra cultura, em curto espaço de tempo não nos dá segurança da real avaliação de determinada atividade”, conclui Rossato. É preciso olhar e analisar períodos de tempo mais extensos. Fazendo essa análise, fica ainda mais evidente o quanto a cultura do amendoim tem feito uma parceria afinada com a cana.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.