Comemoração dos 30 anos vai marcar a nova fase do GMEC
21-11-2016

Os interessados em participar do evento podem se inscrever até amanhã, 22 de novembro

 Ao longo das últimas três décadas, o Grupo de Motomecanização do Setor Sucroenergético (GMEC) exerceu papel fundamental na consolidação da mecanização na agroindústria canavieira do Brasil. Período em que, na colheita mecanizada, as operações com máquinas saltaram de índices insignificantes em meados dos anos de 1980, para mais de 90% em 2016.

Segundo Dário Sodré, diretor da D2G Consultoria e um dos idealizadores do grupo, o GMEC foi extremamente importante para este processo, uma vez que seus integrantes, de certa forma, auxiliaram no desenvolvimento dos equipamentos e dos processos, principalmente porque, na época, as operações em cana-de-açúcar no Brasil eram totalmente diferentes da Austrália, Cuba, Estados Unidos ou outros produtores. “Principalmente no tocante ao sistema fundiário e com relação à carga de trabalho. Então tivemos que ‘tropicalizar’ os equipamentos, especialmente tratores, colhedoras e similares”, explica Sodré.

Ele lembra que, com o decorrer dos anos e o trabalho intenso dos membros do grupo – sempre em sintonia fina com usinas, produtores de cana e fabricantes de equipamentos -, o processo de mecanização da cana no Brasil resultou em uma tecnologia “high tech”, que hoje inclusive é exportada para outros países.

Assim como nos últimos 30 anos, o compromisso do GMEC continua o mesmo hoje: integrar os profissionais do setor sucroenergético da área de motomecanização das usinas, propiciando troca de conhecimentos e informações e o aprimoramento das operações mecanizadas em cana-de-açúcar.

Hoje estão no comendo do grupo Wilson Agapito (Gerente de Motomecanização da Usina Santa Isabel), Edimilson Gomes Leal (Gerente de Manutenção Automotiva da Ferrari Agroindustrial), e Anselmo Dimas Ferrari (Gerente de Manutenção Automotiva da CFM). Um time que tem a responsabilidade de fortalecer a atuação do GEMEC, uma vez que os desafios da mecanização em cana-de-açúcar ainda são muitos e requer, cada vez mais, profissionais atualizados.

Para Agapito, a grande importância do grupo está na oportunidade de propiciar a integração entre o pessoal envolvido na motomecanização das unidades sem dispersão, sem discriminação de acesso à informação. “Esta integração é fundamental. Daí vem as consequências do trabalho do grupo, como o desenvolvimento de equipamentos novos, a cobrança e o auxílio no aperfeiçoamento das máquinas por parte dos fabricantes, troca de conhecimento”, relata.


HORA DE COMEMORAR 30 ANOS E INAUGURAR UMA NOVA FASE

Pela longa e intensa contribuição que o GMEC ofereceu ao setor sucroenergético nos últimos anos, o Grupo tem muito a comemorar, segundo Agapito, que participa ativamente das reuniões desde 2006. É com o objetivo de celebrar esta história junto ao setor que o GMEC promoverá, no próximo dia 23 de novembro, no Hotel JP, em Ribeirão Preto, SP, um Seminário Comemorativo dos 30 anos do Grupo.

“No evento teremos palestras e discussões técnicas sobre assuntos atuais para o setor, além da presença de muitos gestores da área de motomecanização das usinas. O encontro irá propiciar um grande benchmarking aos profissionais”, relata Agapito, lembrando que o evento homenageará os primeiros membros do GMEC, assim como todos os seus coordenadores.

Para ele, além de comemorar os 30 anos, o evento marcará a nova fase do GMEC. “Nossa intenção é podermos contar novamente com profissionais que já ajudaram muito o grupo no passado e ainda têm muito a contribuir, além de abrir espaço para novos profissionais que atuam nesta área e de um número ainda maior de usinas”, afirma Agapito.

Várias iniciativas vão abrir esta nova etapa do GMEC, como o lançamento do novo site do grupo, que será uma rica fonte de informações técnicas para quem trabalha nesta área, democratizando o acesso a conhecimento a todos os profissionais, independente do porte da unidade em que trabalha.

“Também teremos espaço de currículos, de notícias, material técnico dos fabricantes de equipamentos etc.” No encontro do dia 23 de novembro também deverá ser apresentada a agenda de reuniões do Grupo para 2017.

As inscrições para o evento são gratuitas e estão abertas para os profissionais do setor. Podem ser feitas até 22 de novembro em contato@gmec.com.br


PROGRAMAÇÃO

7h30 - RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO

9h - 9h10 - ABERTURA
Wilson Agapito / Coordenador do GMEC

9h10 - 9h35 - USO ADEQUADO DOS INDICADORES DE MANUTENÇÃO
Ângelo Domingos Banchi / Assiste / Diretor

9h45 - 10h10 - ALTA PERFORMANCE NA COHEITA DE CANA
Luis Gustavo Teixeira / Usina São Martinho / Gerente Agrícola

10h20 - 10h50 coffee break

11h10 - A ESTRUTURAÇÃO DO PCM AUTOMOTIVO CORPORATIVO
Rodrigo Zanatto / BIOSEV / Supervisor Corporativo de Manutenção Automotiva

11h45 - 12h10 - A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO PROGRAMADA DAS COLHEDORAS DE CANA! UMA NOVA VISÃO CONCEITUAL
Dário Wilian Sodré / D2G Consultoria / Diretor

12h30 - 14h almoço

14h - 14h25 - LIMITES DE PESO NO TRANSPORTE DE CANA_DE_AÇÚCAR _ AUMENTO DE PBTC E DESAFIOS REGULATÓRIOS
Jose Wanderlei Zanardo Martin / Diretor de Engenharia da ACT
João Carlos Tavares Melo / Consultor Especialista

14h45 - 15h10 - A UTILIZAÇÃO DE TRANSBORDOS DE ALTA CAPACIDADE VOLUMETRICA COMO FATOR DE REDUÇÃO DE CUSTOS DO CTT
Guilherme da Costa Nunes / COFCO AGRI / Gerente Agrícola Unidade Potirendaba

15h55 - 16h20 - A IMPORTANCIA DA FILTRAGEM DE ALTA PERFORMANCE NA REDUÇÃO DE CUSTOS
Edimilson Gomes Leal / Ferrari Agroindústria S.A / Gerente Manutenção Automotiva

16h40 - 17h10 COFFEE BREAK

17h20h - 17h45 - “GAMBIARRAS, ARRANJOS TÉCNICOS OU SOLUÇÕES OPERACIONAIS”
Wilson Agapito / Usina Santa Isabel / Gerente de Motomecanização / Coordenador do GMEC

18h05 - 19h05 - PALESTRA MAGNA - “UMA LEITURA DO FUTURO DO AGRO E DA CANA”
Marcos Fava Neves / Professor Titular da FEA-RP / USP

19h05 - 19h30 HOMENAGENS DO GMEC

19h30 - 22h COQUETEL DE CONTRATENIZAÇÃO

 

SERVIÇO:
Evento: 30 anos do Grupo de Motomecanização (GMEC)
Local: Hotel JP – Rod. Anhanguera, km 306,5 - Ribeirão Preto, SP
Data e horário: 23 de novembro de 2016, das 9h às 19h
Informações e inscrições: contato@gmec.com.br

 

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.