Como aperfeiçoar o Consecana?
29-09-2015

A revisão deveria ter saído para o início da safra

“Em 1983 foi implantado o pagamento de cana por qualidade. O bom é que era um sistema tripartite, com representantes das indústrias, fornecedores e governo (Planalsucar). Os representantes do governo resolviam os impasses e conseguíamos caminhar. Hoje o principal problema do Consecana é o fato de ser independente do governo.

No começo, o Consecana foi bem, mas não houve as devidas revisões. Quando deve se fazer a revisão, há uma rixa, pois não existe a figura do árbitro intermediando as demandas. A safra atual teria que ter começado com o sistema já revisado, mas já está chegando ao fim e nada. Combinamos de avançar no Consecana em novembro, mas nada andou. Na nossa última reunião ficou acordado que a indústria levaria o que entende que deveria ser implementado para que o trabalho começasse a fluir. Parece que agora destravamos o processo dessa revisão.”
Manoel Ortolan, presidente da Orplana e da Canaoeste

Veja matéria completa na próxima edição da revista CanaOnline, que sai esta semana. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br