Como aumentar a produtividade no cerrado?
18-06-2015

“Essa pergunta não é fácil”, frisa Agnaldo Rigolin, da BP Biocombustíveis. Ele acredita que o setor de modo geral ainda vai demorar um tempo para retomar patamares de produtividade obtidos no passado. Um dos motivos seria o impacto da mecanização da soqueira. “E sofremos muito com isso no cerrado. Porque num período que tem cinco, seis meses de estresse hídrico, o abalo da soqueira acontece num período extremamente desfavorável.”

Ele acredita que esta demora na retomada das melhores produtividades também deva ocorrer no Centro-Oeste do país. “O caminho é lento. Temos que ter um solo adequadamente preparado. Na nossa região também aprendemos que a água é um nutriente dos mais importantes.”

Para ele, a melhoria dos índices de produtividade no cerrado passa, inevitavelmente, pela questão das variedades de cana. “É preciso ter um leque de variedades para se trabalhar ao longo da safra com sanidade. É por aí que vamos mudar o cenário no médio prazo.”

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.