Como controlar os nematoides no ciclo da soja
22-09-2023

Para culturas de ciclo curto, todas as medidas de controle devem ser executadas antes da semeadura. Ao constatar que uma lavoura de soja está atacada, o primeiro passo é a identificação da espécie de Meloidogyne predominante na área. A partir do conhecimento da espécie, deve-se, então, estabelecer um programa de controle.

Para o manejo do nematoide de galhas podem ser utilizadas, de modo integrado, várias estratégias, primeiramente deve-se interromper os mecanismos de dispersão entre e dentro das propriedades rurais. Posteriormente, adotar medidas de rotação/sucessão com culturas não ou más hospedeiras, como por exemplo algodão (exceto para M. incognita), amendoim e milho resistente, e a utilização de cultivares de soja resistentes.

A rotação de culturas para controle do nematoide de galhas deve ser bem planejada, uma vez que, a maioria das espécies cultivadas pode ser atacada. Quase todas as plantas daninhas também possibilitam a reprodução e a sobrevivência desses nematoides, assim, deve ser realizado o controle sistemático dessas plantas principalmente nas reboleiras. A escolha da rotação adequada deve se basear, também, na viabilidade técnica e econômica da cultura na região, sendo bastante variável de um local para outro.

O uso de produtos químicos e/ou biológicos também é uma medida que deve ser inserida no manejo integrado dos nematoides. Atualmente as empresas fabricantes desses produtos vem investindo cada vez mais em produtos aplicados via tratamento de semente, o que reduz a utilização dos produtos, diminuindo os danos causados ao meio ambiente, facilitando para o produtor no momento do plantio.