Como descartar corretamente as sobras de defensivos agrícolas?
02-07-2024

Desafio é levar a informação aos produtores sobre a possibilidade desse formato de descarte — Foto: Divulgação / Inpev
Desafio é levar a informação aos produtores sobre a possibilidade desse formato de descarte — Foto: Divulgação / Inpev

Entrega de embalagens com resíduos é permitida e regulamentada desde 2014

Por Maria Emília Zampieri — Vinhedo (SP)

Desde 2002, quando foi implementado o programa nacional de logística reversa para viabilizar o descarte correto de embalagens de defensivos agrícolas, 772 mil toneladas de embalagens já foram retiradas do meio ambiente, segundo dados do Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias). Desse total, 770 toneladas (0,21%) são de embalagens entregues com resíduos – e a instituição trabalha para que esse número cresça.

A entrega de embalagens com resíduos líquidos ou sólidos (vencidos ou não) é permitida e regulamentada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente desde 2014, e pode ser realizada em 250 unidades do Sistema Campo Limpo, como é chamado o programa.

O desafio, ressalta Marcelo Okamura, presidente do Inpev, é levar a informação aos produtores sobre a possibilidade desse formato de descarte. “Acreditamos que a adesão à destinação correta de resíduos deve crescer à medida que os profissionais tenham mais conhecimento dos processos”, afirma. “Vale ressaltar que se essas sobras não tiverem a destinação correta, podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana”.

Como fazer a destinação correta de resíduos

  • O primeiro passo é verificar qual a unidade de recebimento do Sistema Campo Limpo mais próxima da propriedade rural está apta a receber o produto e realizar o agendamento da entrega. Esse procedimento pode ser realizado pelo site do programa.
  • É importante reforçar que as sobras devem ser entregues dentro das embalagens originais, devidamente tampadas.
  • Na data agendada, o agricultor leva as embalagens com as sobras até a central ou posto de recebimento.

Processamento e reciclagem

Quando chegam às unidades de recebimento, os resíduos são separados entre sólidos ou líquidos. Na sequência, são colocados em embalagens plásticas de resgate e então seguem para barricas, onde ficam armazenados em um espaço devidamente segregado dos demais materiais. Ao final, o produto é encaminhado para incineração.

Fonte: Globo Rural