Como são escolhidas as variedades para diferentes ambientes de produção no Grupo Raízen
14-10-2019

Detalhes do manejo varietal da companhia serão apresentados durante o 13º Grande Encontro Sobre Variedades de Cana, a ser realizado pelo Grupo IDEA nos dias 16 e 17 de outubro em Ribeirão Preto/SP

“Um desafio tremendo.” É assim que o gerente agronômico da Raízen, Hamilton Jordão, define o manejo varietal do Grupo, detentor de 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia espalhadas por todo o Estado de São Paulo e também no Mato Grosso do Sul e Goiás. “Nosso mantra é plantar a variedade certa, no lugar certo, e colher na hora certa. Porém, fazer isso funcionar corretamente requer um árduo trabalho de nossos colaboradores.”

Atualmente, os ambientes de produção na Raízen estão divididos da seguinte forma: 17% A; 13% B; 19% C; 21% D e 30% E. No entanto, Jordão afirma que esses números não indicam muito, pois do ponto de vista de manejo, o que interessa são as questões regionais. “Cada usina possui seus próprios desafios, sejam eles de solo ou clima, o que torna o manejo de variedades uma tarefa desafiadora.”

No polo Araçatuba, por exemplo, 65% dos ambientes são classificados como D e E. Já em Assis, onde os solos são melhores, o clima é o maior empecilho. “Por conta disso, tentamos estudar ao máximo as particularidades das regiões onde estamos instalados para poder fazer o melhor manejo varietal possível para cada usina”, relata o gerente agronômico.

Nos dias 16 e 17 de outubro, o profissional estará presente no 13º Grande Encontro Sobre Variedades de Cana para detalhar o manejo varietal da Raízen. Na ocasião, ele também apresentará resultados de experimentação de novas variedades que estão performando bem nos canaviais do Grupo. O evento é uma idealização do Grupo IDEA e será realizado no Centro de Convenções de Ribeirão Preto/SP.

Jordão explica que o manejo varietal na Raízen é baseado no modelo convencional, através da utilização de variedades hiperprecoces, precoces, médias e tardias. Todavia, novas modalidades, como a da “Matriz do Terceiro Eixo”, estão sendo estudadas. “Mas, independentemente do sistema de manejo, tenho certeza de que se for escolhido o melhor material para aquelas condições de clima e solo e se ele for colhido na hora certa, os ganhos virão.”

Para saber mais detalhes sobre o manejo varietal no Grupo Raízen, não perca o 13º Grande Encontro Sobre Variedades de Cana. Conheça a programação completa do evento no site http://www.ideaonline.com.br/conteudo/13-grande-encontro-sobre-variedades-de-cana.html.

Serviço

13º Grande Encontro Sobre Variedades de Cana

Data: 16 e 17 de outubro de 2019

Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto

Mais informações: (16) 3211-4770 - E-mail: eventos@ideaonline.com.br 

Inscrições: http://www.ideaonline.com.br/conteudo/13-grande-encontro-sobre-variedades-de-cana.html