Como tornar a agroindústria da cana-de-açúcar mais sustentável
03-11-2016

Essa será uma das grandes mensagens do Bonsucro week 2016; no evento os participantes poderão compartilhar experiências e ter contato com os maiores produtores e compradores mundiais

Faltam apenas algumas semanas para que Londres, no Reino Unido, se torne a capital mundial da Sustentabilidade. De 29 de novembro a 02 de dezembro, a cidade receberá o Bonsucro Week, principal evento mundial sobre a sustentabilidade da indústria de cana-de-açúcar. Realizada anualmente desde 2013, a Bonsucro week já passou por Nova Orleans (EUA), pelas Filipinas, por Campinas e, neste ano, chega a capital inglesa.

A gerente de Engajamento da Bonsucro no Brasil, Iza Barbosa, convida toda a cadeia sucroenergética brasileira a participar do evento, onde, segundo ela, será uma ótima oportunidade para compartilhar experiências e aprender, com profissionais de todo o mundo, como fazer o seu negócio mais sustentável. “Além disso, a Bonsucro week é uma excelente ocasião para a realização de networking, pois ela reúne alguns dos maiores e mais importantes produtores e compradores mundiais.”

Entre os palestrantes já confirmados, se destacam o presidente da Bonsucro, Jonathan Kingsman; o diretor de suprimentos da Coca-Cola, Ben Jordan; a gerente de relações exteriores da Unica (União da Indústria de cana-de-açúcar), Géraldine Kutas; o diretor de fornecimento sustentável da MARS, David Pendlington; a chefe de operações da Better Cotton Initiative, Lena Staafgard; o diretor de sustentabilidade da PEPSICO,
Rob Meyers; o gerente de programas sênior da Solidaridad, Prashant Pastore; e o gerente de avaliação de riscos à biodiversidade da IUCN, Martin Sneary.

BONSUCRO
Criada em 2005, a Bonsucro é uma iniciativa global sem fins lucrativos voltada à produção e à gestão de açúcar sustentável. A Bonsucro visa, sobretudo, reduzir impactos ambientais e sociais na produção de cana-de-açúcar, etanol e energia provenientes da cana. Atualmente, ela é composta por 454 membros, em 37 países, sendo, no Brasil, 127 membros e 46 usinas certificadas.

O certificado e o selo Bonsucro reconhecem a adequação desses subprodutos da cana a pré-requisitos estabelecidos nas áreas de legislação, biodiversidade, impacto no ecossistema, direitos humanos, qualidade e melhoria contínua, entre outros.

Além de certificadora, a Bonsucro é também uma plataforma de mudança do setor. A entidade gerencia a estrutura mundial mais crível para referência do desempenho na produção de cana-de-açúcar sustentável, utilizando-a para informar, aprimorar e inspirar uma comunidade comprometida com a mudança.

Tendo em vista o trabalho de certificação que visa e fomenta economias inteligentes, sustentáveis e inclusivas, a Bonsucro tem direcionado suas ações também à Estratégia 2020. Tal projeto de crescimento para a próxima década, idealizado pela União Europeia, deverá ajudar os países a atingir níveis elevados de emprego, de produtividade e de coesão social.

A missão da Bonsucro é a de apoiar ações concretas, logo, reconhecer as empresas que reduzem os impactos socioambientais da produção de açúcar e de etanol provenientes da cana-de-açúcar. “É sobre este novo e próspero panorama, de informar, aprimorar e inspirar que se trata o evento”, diz Iza.

INFORMAÇÕES DO EVENTO
Bonsucro week 2016
Data: de 29 de novembro a 02 de dezembro
Local: Londres - Inglaterra
Contato brasileiro: Iza Barbosa
Mais informações: (16) 3623-7496 e (16) 9 9994-1114
E-mail: iza@bonsucro.com | http://bonsucro.com

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.