Confira a diferença entre Manutenção Preventiva e Manutenção Preditiva
15-06-2016

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a diferença entre manutenção preventiva e manutenção preditiva. Apesar de parecerem iguais, possuem significados diferentes, o que gera uma dúvida frequente entre profissionais que atuam no mercado da análise de óleo. Entender essa diferença é uma maneira de sempre estar um passo à frente na manutenção dos equipamentos.

É importante para um gestor ou proprietário ter plena noção destes dois tipos de manutenções para traçar as metas a seguir e planejar as operações das máquinas, de modo que não interfira nos resultados da empresa.

Manutenção Preventiva

Manutenções preventivas são baseadas em estatísticas. Elas estimam a possibilidade de falhas e programam reparos ou recondicionamentos das máquinas. Os programas de prevenção envolvem inspeções, reformas e reparos, observando os equipamentos para evitar que apresentem erros ou se quebrem.

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva é uma metodologia que se trata de uma filosofia corporativa, conhecida como uma técnica de manutenção com base no estado do equipamento. Ela faz o acompanhamento periódico das máquinas, baseando-se na análise de dados coletados através de monitoramentos ou inspeções em campo. Seu objetivo principal é a verificação pontual dos equipamentos, antecipando eventuais problemas que possam causar gastos maiores com manutenções corretivas.
Fazer manutenções regulares é algo que pode fazer a diferença na produtividade dos equipamentos. Ninguém está 100% protegido de acidentes, mas, com manutenções preventivas e preditivas, a frota vai estar o mais segura possível de imprevistos.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.