Confira quais as soluções que especialistas apontaram para que a cana sofra menos com a crise de fertilizantes
14-04-2022

As informações foram passadas durante live que aconteceu na noite desta quarta-feira, 13. Sua gravação pode ser conferida clicando neste link: https://www.youtube.com/watch?v=gTR7GWqcph4

Em uma de suas muitas falas marcantes o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, destaca que Pero Vaz de Caminha ferrou o Brasil logo em sua primeira carta, ao escrever que no Brasil tudo que se planta dá.

Segundo Rodrigues, ao passar essa informação, Caminha deu a entender que é fácil a tarefa do agricultor, que é só lançar a semente ao solo que ela nasce e cresce maravilhosamente.

Mas a verdade, é bem diferente, observa Rodrigues, os solos brasileiros são ácidos, pobres e que se não adubar, não tem produção. A necessidade de fertilizantes faz com que o Brasil ocupe a 4ª posição mundial com cerca de 8% do consumo global de fertilizantes, sendo que mais de 85% desse insumo é importado.

Dos fertilizantes utilizados pelo Brasil, o potássio é o principal nutriente, responde por 38%. Na sequência, aparecem o fósforo com 33% do consumo total de fertilizantes, e o nitrogênio, com 29%. Juntos, formam a sigla NPK, tão utilizada no meio rural. Dentre as culturas que mais demandam o uso de fertilizantes estão a soja, o milho e a cana-de-açúcar, somando mais de 73% do consumo nacional.

E o mundo vive uma crise de fertilizantes, os preços dispararam, além de ameaça de desabastecimento. Cenário perturbador. No entanto, a cana tem uma vantagem: seus co-produtos: vinhaça, torta de filtro, cinza das caldeiras se apresentam como importantes fertilizantes.

A live: “Soluções para a cana-de-açúcar sofrer menos com a crise dos fertilizantes”, que a CanaOnline realizou nesta quarta-feira 13, reuniu os especialistas:

Raffaella Rossetto – Pesquisadora Cientifica do Centro Cana-de-Açúcar IAC, Chefe do Centro de Pesquisas do IAC em Jaú, SP;

René de Sordi – Consultor Técnico – EnerCana;

Sérgio Quassi de Castro – produtor e pesquisador – AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada

Valter Casarin - Coordenador Científico do NPV - Nutrientes para a Vida

Confira quais as sugestões e análises dos debatedores na gravação da live: