Congresso Brasileiro do Agronegócio acontecerá em cenário otimista
18-07-2016

Agronegócio em alta e modelo de desenvolvimento socioeconômico do governo Temer embalam Congresso

“As perspectivas para o agronegócio brasileiro são excelentes”, afirmou Luiz Cornacchioni, diretor-executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), durante coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (14), em Ribeirão Preto. O encontro com a imprensa foi para divulgar a 15ª edição do Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA), que a Abag realiza em 8 de agosto do WTC na capital paulista e destacará a Liderança e Protagonismo do Agronegócio.

Cornacchioni observou que o Congresso acontecerá em um cenário considerado, pelos integrantes do agronegócio como, muito otimista, em decorrência dos bons números do setor e também pelo modelo de desenvolvimento socioeconômico do governo Temer. O executivo disse que as expectativas para o segmento são excelentes, com a China se mantendo compradora e a Índia cada vez mais aumentando a importação de commodities alimentícias. “Hoje, o Brasil ocupa o segundo lugar como maior exportador em volume de alimentos do mundo, mas em 10 anos deve assumir a liderança”, salientou.

De acordo com o diretor-executivo da Abag, para que o agronegócio realize um desenvolvimento sustentável, será necessário a adoção de políticas públicas, e o governo Temer as sinalizou. Em encontros com dirigentes do agronegócio, o Presidente em exercício reconheceu a importância do segmento para a economia brasileira e salientou que a agropecuária está à frente em seu governo.

A Abag também vê com bons olhos Blairo Maggi como Ministro da Agricultura, Gilberto Kassab como ministro de Ciência, Tecnologia e Comunicações, e José Serra, como ministro das Relações Exteriores. “Com Serra, voltamos a ter a possibilidade de realizar acordos internacionais para o mundo, não ficaremos presos ao Mercosul e suas normas limitadoras”, ressaltou Cornacchioni.

O modelo de desenvolvimento socioeconômico adotado por Temer, de acordo com a Abag, deve privilegiar a livre iniciativa, a segurança jurídica e a eficiência produtiva. Entre as reivindicações do setor estão: projetos relacionados à aquisição de terras por estrangeiros, à regularização fundiária, ao licenciamento ambiental, à assistência técnica rural, ao crédito e seguro rural.

Confira a programação da 15ª edição do Congresso Brasileiro do Agronegócio no link: http://www.abag.com.br/cba/

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.