Congresso UDOP terá emissões neutralizadas por meio da parceria Uisa e UDOP
25-06-2025

Parceria garante a compensação total da energia elétrica usada no evento por meio de créditos certificados de energia renovável
A Uisa, uma das maiores biorrefinarias do Brasil, e a UDOP - União Nacional da Bioenergia anunciaram uma parceria inédita para neutralizar integralmente as emissões de carbono geradas pelo consumo de energia elétrica durante o 18º Congresso Nacional da Bioenergia, que será realizado nos dias 1 e 2 de julho, no Campus da UNIP (Universidade Paulista), em Araçatuba (SP).
A iniciativa garante que 100% da energia consumida no congresso será compensada por créditos de energia limpa pela plataforma International REC Standard (I-REC), sistema global que certifica a origem renovável da energia elétrica. O I-REC também é reconhecido internacionalmente por assegurar a rastreabilidade da geração sustentável de energia e reforçar o engajamento com a redução dos Gases de Efeito Estufa (GEE).
“Estar presente no maior congresso técnico do setor bioenergético, implementando medidas de neutralização, é motivo de orgulho para a Uisa. Por meio dessa parceria, destacamos o potencial da bioenergia brasileira e demonstramos, na prática, a força do setor sucroenergético como protagonista na transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável no país”, pontuou o gerente de Sustentabilidade da Uisa, Caetano Henrique Grossi.
Para o presidente da UDOP, Hugo Cagno Filho, a parceria estratégica com a Uisa representa um marco importante para o setor bioenergético. “Contar com a Uisa, nossa associada que compartilha o mesmo propósito, é fundamental para avançar na redução dos gases de efeito estufa em eventos relevantes do setor. Essa iniciativa reforça a responsabilidade do maior congresso técnico do setor bioenergético no mundo com a sustentabilidade e consolida nosso papel de liderança na construção de um futuro mais sustentável”, destaca.
Sustentabilidade
A Uisa possui certificação I-REC desde 2022, que comprova sua contribuição para a geração de energia renovável a partir da cana-de-açúcar. Cada MWh gerado na unidade equivale a um REC. A Companhia já utiliza esses certificados para neutralizar as emissões indiretas referentes ao consumo de energia elétrica do escritório corporativo em São Paulo e dos centros de distribuição localizados na região Norte.
A energia elétrica gerada pela biorrefinaria também supre as demandas do processo industrial, das áreas administrativas e dos armazéns, garantindo a autossuficiência energética da Uisa e a sustentabilidade de suas operações. Desde 2023, a Uisa neutralizou completamente as emissões do Escopo 2 (consumo de energia elétrica) em seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), voluntariamente publicado e desenvolvido conforme a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHGP). Além de conquistar o Selo Ouro do programa em reconhecimento a excelência, transparência e confiabilidade do seu inventário.
O congresso
A Uisa destaca-se pela matriz energética baseada na biomassa da cana-de-açúcar, fonte renovável que contribui para a redução de emissões de GEE. Com essa parceria, o maior congresso técnico do setor bioenergético do mundo reunirá mais de 250 especialistas — entre palestrantes, moderadores e debatedores — para discutir, em 12 salas temáticas e um Painel Magno, temas como tendências atuais, soluções inovadoras e melhores práticas.
A expectativa é reunir mais de 1,6 mil participantes ao longo dos dois dias, com profissionais de usinas, pesquisadores, acadêmicos, executivos, fornecedores, cientistas e empresas de tecnologia, promovendo o networking.
Serviço
18º Congresso Nacional da Bioenergia
Data: terça a quarta-feira, 1º e 2 de julho
Local: Campus da UNIP - Araçatuba (SP)
Inscrições: Clique aqui
Programação: Clique aqui
Mais informações: Clique aqui
Sobre a Uisa
A Uisa, uma das maiores e mais integradas biorrefinarias do país, conta com um modelo de negócio que permite a transformação de matérias-primas renováveis e de seus resíduos em biocombustíveis, energia limpa, alimentos, fertilizantes orgânicos e leveduras. Está localizada em Mato Grosso e tem como diretriz a maximização da sustentabilidade e a redução das emissões de carbono, a partir do processamento de biomassas.
Sobre a UDOP
Há 40 anos, a UDOP é referência no setor bioenergético em qualificação profissional e inovação tecnológica. Com mais de 80 associadas no Brasil e na Argentina, a entidade também promove o desenvolvimento sustentável por meio de comitês técnicos de gestão e de eventos estratégicos, como fóruns, congressos e seminários, fortalecendo as boas práticas no campo e na indústria.
Fonte: Uisa e Agência UDOP de Notícias